domingo, 12 de janeiro de 2014

PSICOMOTRICIDADE






Um olhar global sobre o desenvolvimento

 

Dinâmica inicial:Triângulo Mágico.

 

Recursos materiais necessários: cartelas com numeração, bambolês para a formação dos triângulos.

Recursos humanos necessários: seis integrantes para cada equipe.

 

Equipe amarela: triângulo “11”

Equipe vermelha: triângulo “13”

 

Objetivo: concluir a atividade antes da equipe adversária.

 

Questões para discussão:

No tipo de atividade anterior, a ênfase esteve na competição ou na colaboração. Após discutir a questão, um representante de cada equipe apresenta as conclusões de seu grupo.

 

Observação do desenvolvimento psicomotor

 

O desenvolvimento de algumas habilidades básicas, bem como a constatação de sua ausência, tornará possível realizar ações educacionais. No último caso, se nada for feito, haverá repercussões para o aprendizado em geral. O olhar do educador deve ser sensível às necessidades do educando.

 

Observação de algumas habilidades

 

Coordenação motora fina;

Enfiagem de cordão;

Encaixe de blocos;

Unir dez clips em sequência;

Observar a utilização da tesoura;

Observar como segura o lápis.

 

Observação de habilidades de motricidade grossa

 

Coordenação motora grossa, equilíbrio e postura.

 

Manter a imobilidade apoiado sobre apenas um pé por trinta segundos;

Chutar uma bola parada;

Chutar uma bola em movimento.

 

Dinâmica para a observação da relação do corpo com o espaço físico

 

Recursos materiais: venda para os olhos de dois ou mais participantes.

 

Recursos humanos:

 

Participante 1. Tarefa: dar dez passos para trás e cinco para frente, chegando ao ponto inicial;

       Participante 2. Tarefa: dar algumas voltas em torno do quadrado delimitado no chão e depois tentar fazer o mesmo percurso com os olhos vendados.

 

Observações de algumas habilidades em situações lúdicas

 

Brincadeira em que o professor vai dando comandos como “mão direita no tornozelo esquerdo”, indicador esquerdo na tíbia direita. Ir aumentando a velocidade à medida que as crianças compreendem as noções de direita e esquerda.

 

Observação de algumas habilidades relacionadas à lateralidade.

 

Quando a noção de lateralidade é compreendida em relação a si mesmo, pode-se fazer a mesma brincadeira com um colega, para promover a compreensão da lateralidade oposta

 

 

A importância da observação e acompanhamento individualizado

 

É importante que o professor tenha uma ficha de observação individual para acompanhar a evolução das habilidades básicas ao longo do ano, o que permitirá diagnosticar os alunos com maior dificuldade e elaborar planos individualizados de intervenção. Além dos aspectos anteriormente mencionados, a observação poderá verificar as características relacionadas aos seguintes fatores:

 

Tônus, atenção e freio inibitório

 

Algumas brincadeiras permitem observar esses aspectos, ao exigirem atenção e freio inibitório (correr em torno das cadeiras e sentar-se quando a música parar).

O tônus muscular pode ser observado ao propor atividades com bolas de diferentes tamanhos e pesos, quando será possível observar a precisão do movimento e a força empregada para realizá-lo.

 

Observação de algumas habilidades relacionadas à escrita

 

Com os braços estendidos na horizontal, abrir e fechar as mãos sem forçar a musculatura;

Afastar e aproximar os dedos;

Piparotes;

Garra;

Afastamento e aproximação do polegar em relação à mão;

Orelhas de coelho;

Esquilo;

Patas de mosca.

Jogos que possibilitem mirar objetos parados;

Fazer o mesmo com objetos em movimento.

 

Todos os aspectos anteriores, ao serem trabalhados, irão favorecer a propriocepção.

 

Associação de conteúdos de sala a atividades físicas

 

Exemplo: os alunos formam uma roda. O professor fica no centro e joga uma bolinha para um dos alunos sentados. Após pegar a bolinha o aluno responde uma pergunta relacionada a algo que foi desenvolvido na aula daquela data. É importante tranquilizar os alunos para usarem suas palavras sem preocupação.

Esse tipo de atividade possibilita o desenvolvimento dentro de uma perspectiva psicomotora, pois ajudará a superar a inibição e desenvolver a oralidade. Também auxiliará numa postura mais reflexiva sobre as atividades de jogos em grupo, reconhecendo a importância da cooperação, além de promover noção de espaço e a realização de atividades de caráter óculo-manual.

 

Importância da psicomotricidade

 

Até os seis ou sete anos, a criança encontra-se em uma situação de globalidade. Seus sentimentos e sua expressão corporal manifestam-se como uma única linguagem. Por isso, quando o professor trabalha com crianças nessa faixa, a brincadeira é um recurso pedagógico imprescindível. Por exemplo, a encenação de uma história levantará questões como: identificação com um personagem, maneira como se porta em relação a ele, como o compreende, que emoções lhe suscitam, etc.

Durante as brincadeiras é possível observar aspectos relacionados à função clônica (sustentação do corpo, postura) e função tônica, movimento (ritmo, velocidade, força, equilíbrio, dominância lateral), mobilidade corporal (hipoativa, hiprativa), interesse pela brincadeira.

 

Sugestão de atividades

 

Estruturação espeçotemporal

Pedir ao aluno para estimar quantos passos serão necessários para chegar até determinado ponto.

Pedir ao aluno para estimar quanto tempo necessitará para chegar ao ponto definido.

 

A noção de espaço

 

Vários aros (bambolês) são dispostos na quadra, com espaço de mais ou menos meio metro entre eles. Cada dupla ocupa um aro. Um integrante com seu pé esquerdo dentro, o outro com o pé direito. O professor dá um sinal e os alunos começam a se movimentar entre os aros, tentando não se chocarem entre si durante a movimentação.

 

Exercício de velocidade em equipe

 

Quatro aros são dispostos distantes entre si. Cada equipe é composta de quatro alunos, que se alinham em relação a um aro. O primeiro integrante de cada equipe fica dentro do aro. Ao sinal do professor, o que está dentro do aro corre para um lado da quadra e deixa uma bolinha de malabarismo. Assim que a bolinha é deixada no local definido (cada equipe se movimenta em uma direção na quadra, partindo do centro), o integrante retorna e o segundo aluno vai buscar a bolinha. O terceiro vai levá-la e retorna, o quarto integrante vai buscá-la. A equipe cujo último integrante voltar primeiro, vence.

 

Tonicidade em relação ao espaço

 

Formar trios, compostos de um arremessador, um oponente e um receptor. O arremessador fica de um lado do aro, enquanto que o receptor fica do outro. O oponente fica no centro do aro, entre os dois, tentando pegar a bola que é arremessada. Permite o desenvolvimento da noção de regulação de força e altura do arremesso, em relação ao receptor, desenvolvendo a noção de espaço pelo emprego de habilidades oculomanuais.

 

Fortalecendo a lateralidade e dominância

 

Delimitar um espaço, dividindo-o em quatro partes iguais. Dar ao educando uma bola e pedir-lhe que arremesse acima e à esquerda, abaixo e à direita, acima e à direita, abaixo e à esquerda. Com a evolução da habilidade, ir aumentando a velocidade dos comandos.

 

Jogos cooperativos de inversão

 

Para que a ênfase não esteja sempre na competitividade, pode-se realizar algumas atividades como as seguintes:

 

Os jogadores mudam de time após a execução de uma meta (goal);

O time que marca o gol pontua para o time adversário (observar as atitudes dos educandos quanto a isso, para ver se ocorre alguma resistência);

Inversão total

Quando o goleador fizer o gol, passa para o outro time e leva a pontuação para a equipe que passa a integrar.

 

Desenvolvendo habilidades de precisão

 

Membros inferiores

 

Recurso material: providenciar bolas de diferentes tamanhos e pesos;

Dispor os alunos sentados em círculo;

Pedir que iniciem a atividade de passar a bola para o colega do lado usando apenas as pernas. Ir reduzindo o tamanho da bola à medida que os alunos forem aumentando as habilidades para realizar a atividade.

 

 

Bibliografia

Arnaiz sanchez, pilar. A psicomotricidade na educação infantil: uma prática preventiva e educativa. Porto alegre: artmed, 2003.

Correia, marcos miranda. Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas em educação física. Campinas, sp: papirus, 2006.

Gallardo, jorge sergio pérez. Prática de ensino em educação física: a criança em movimento. São paulo: ftd, 2009. 1 ed.

Le boulch, jean. Educação psicomotora: psicocinética na idade escolar. Porto alegre: artmed, 1987.

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