terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Momento Psicopedagógico em Horário de Estudo Coletivo. Tema do Encontro: Os Desafios da educação e a Educação para os Desafios Atuais





Dinâmica Inicial: Relaxamento

 

Desafios da Atualidade

 

A Necessidade de Investimento em Sustentabilidade

 

As pesquisas científicas atuais alertam para algumas circunstâncias que envolvem aspectos relacionados à sustentabilidade dos recursos necessários à espécie humana. Alguns deles são:

a)    O aumento da população mundial. Dentro de uma década teremos um bilhão de pessoas a mais habitando o planeta;

b)    Os custos da agricultura para o meio ambiente são elevados, exigindo grande quantidade de terra para o plantio e de água, além do uso de fertilizantes em grande quantidade;

c)    O ser humano precisará encontrar formas de alimentar a população mundial de modo mais eficiente do que o usado atualmente. Algumas pesquisas já sugerem a possibilidade de obter proteína por meio de culturas alternativas, com menor prejuízo para os recursos naturais, como menos consumo de água;

d)    Já se pesquisa o desenvolvimento de micro organismos em laboratório, para geração de combustíveis menos agressivos ao planeta, para processar a limpeza de fontes naturais e até possibilitar a alimentação de seres humanos.

 

Trabalhar com a Perspectiva da Identificação do Talento

 

                Considerando a universalidade da oferta educacional, quase todas as pessoas passam pela escola. Com o enfoque na educação para a dotação e o talento, ficará mais fácil encontrar pessoas que possam contribuir socialmente para a superação das condições atuais que caracterizam os desafios da humanidade. Cientistas como Craig Venter, coordenador do projeto Genoma Humano, na década de 1990, entre outros, trabalham sobre questões de grande relevância para a humanidade. Pessoas dotadas de grande potencial intelectual podem trazer contribuições por meio de suas descobertas, em decorrência das repercussões sociais que elas promovem. A educação precisa aderir ao desafio de encontrar e contribuir para o desenvolvimento na perspectiva da dotação e do talento.

 

O Educador E Sua Contribuição Social

 

“Observando, guardando na memória, transmitindo essa experiência aos outros, já se combate a desumanidade. ‘Compreender, escreve Germaine Tillion, é uma profunda vocação de nossa espécie, uma das metas de sua emergência na escala da vida’ (...) Saber e fazer saber são uma forma de manter-se humano. Assim, essa ação também tem uma dimensão moral. Em que consiste ela? Não é que o indivíduo melhore a si mesmo dando-se uma atividade espiritual, mas um mundo mais inteligível é um mundo mais perfeito; contribuir para isso é visar o bem da humanidade” (Todorov,1995, p. 111-112).

 

Aumentando a Consciência Sobre Nosso Valor Pessoal 

 

“O herói é o contrário do fatalista, está do lado dos revolucionários e em oposição aos conservadores” (...) (Todorov, 1995, p. 14).

 

Pessoas Resilientes

 

No livro citado, Todorov apresenta relatos de pessoas que, vivendo em situações muito adversas, e privadas de liberdade, planejavam reuniões secretas para poderem discutir sobre literatura. O conhecimento, a possibilidade da fruição estética, uma vez adquirida, é algo que não pode ser tirado por outro. A educação muda a forma como uma pessoa percebe a vida.

                A responsabilidade do educador é grande, em decorrência da repercussão que sua prática apresenta para a construção de uma sociedade mais justa e da possibilidade de despertar as potencialidades de indivíduos que trarão grandes contribuições para a coletividade. Educadores devem ter em mente que suas contribuições afetam diretamente as próprias condições da vida em sociedade. Educar é um fazer essencial.

 

Investindo na Inteligência Emocional

 

Em muitos momentos podemos nos sentir fragilizados diante de algumas circunstâncias. O que é mais relevante para você na forma como se sente em relação à sua profissão? Que sentimentos você experimenta diante dessas situações? Reflita sobre as afirmações a seguir:

a)    Penso que o salário do educador está defasado.

b)    Acho que ocorre falta da oferta de formação profissional em minha área.

c)    Sinto que o meu trabalho não me traz realização pessoal.

d)    Sinto-me realizado, mas acho que as pessoas não valorizam o profissional de educação.

e)    Sou otimista em relação às mudanças. O que eu faço traz repercussões diretas para a vida coletiva.

f)     Sou feliz com a profissão que escolhi.

g)    Acredito que faço diferença na vida das pessoas que educo.

h)   Algo faz com que me sinta muito feliz em ser educador (a).

i)     Vejo as mudanças com ceticismo. Afinal, a educação tem pouca influência para gerar mudanças no mundo.

 

Momento para Discussão e Apresentação das Conclusões.

 

Bibliografia

Revista Exame. Edição 1030, ano 46, n° 24, de 05/12/2012. Editora Abril.

Sonntag, Robert. A arte de diminuir a tensão. São Paulo: Paulinas, 2001.

Todorov, Tzvetan. Em face do extremo. Campinas (SP): Papirus, 1995.

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