sábado, 11 de janeiro de 2014

Dotação E Talento: Identificação E Intervenção






“Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação” (Marcos Políticos Legais da Educação Especial, p. 20).

 

“Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse (op. Cit. P. 21).

 

Calcula-se que existam sujeitos dotados em algum domínio numa proporção de 3 a 5% da população (op.cit.p.1). A terminologia brasileira utilizada é bastante criticada por estudiosas como Guenther (2012, p. 8).

 

Definição de Conceitos 

 

“Altas Habilidades”: Tradução infeliz da expressão inglesa “high ability”, que deveria ser traduzida como “capacidade elevada”, no singular. Esclarecer esse aspecto é importante, pois ao usar “ability”, um falante nato de inglês estará se referindo a algo relacionado ao aspecto genético. Caso queira falar sobre algo adquirido pela prática, em inglês seria usado “skill”.

 

Superdotação: Com exceção do Brasil, não é adotada em nenhum outro lugar do mundo.      

 

Capacidade: Definida como poder de aprender”; “poder de captar informação do ambiente, abstrair, organizar, relacionar e incorporar esse material ao campo perceptual interno de significados” (idem). A aprendizagem, no entanto, ocorre por vários caminhos, não apenas pela instrução formal. Alguns desses caminhos são a imitação, vivência, observação e experimentação.

 

Dotação: Capacidade natural. A dotação está relacionada ao plano genético e manifesta-se geralmente por caminhos diferentes aos do talento. Apresenta crescimento lento, aprendizagem informal, maior relação com o aspecto genético, mais generalizável, entre outros aspectos. A dotação é uma notável capacidade natural em um ou diversos domínios. Permite maior poder de previsão. A dotação está relacionada aos seguintes aspectos ou capacidades em diferentes escalas: inteligência, criatividade, capacidade socioafetiva, capacidade física e capacidade de percepção, conforme Gagné.

 

Talento: Capacidade adquirida. Apresenta crescimento rápido, ensino formal, maior componente resultante de treino ou prática. O talento é um notável desempenho, geralmente em uma área específica do conhecimento. Um talento específico apresenta relação retrospectiva. O talento corresponde a algum tipo de ação, ou modo de fazer algo de maneira a se destacar em alguma atividade que envolve treino, reforço. Existem apenas algumas capacidades, mas centenas de talentos: artístico, musical, mecânico, culinário, entre outros. 

 

Áreas de Manifestação das Capacidades

 

São considerados dotados ou talentosos os estudantes que demonstram potencial para realização de tarefas dentro de um nível substancialmente além do resto do grupo ao qual pertencem, conforme sua faixa etária. Essa identificação pode ser feita em qualquer etapa do desenvolvimento (www.nicurricum.UK). 

 

A Seguir, apresentamos uma descrição das áreas em que poderão ser encontradas as capacidades, conforme fonte anterior:

 

_ Talento ou capacidade intelectual geral;

 

_ Talento ou aptidão acadêmica específica;

 

_ áreas artísticas visuais, performativas e esportivas;

 

_ capacidade de liderança;

 

_ Pensamento produtivo ou criativo;

 

_ Engenhosidade mecânica;

 

_ Capacidades especiais de empatia, compreensão e negociação.

 

Como Identificar

 

Esta etapa envolve entrevista com os pais, ocasião em que poderá ser utilizado um questionário, cujas informações auxiliarão na identificação da capacidade. Também será útil a nomeação pelos próprios pares, bem como a autonomeação e a entrevista com os professores (Teste Nebrasca Starry Night).

 

A Identificação Feita Pelos Professores

 

Os professores poderão contribuir com informações a respeito do perfil do aluno, observando alguns aspectos, tais como:

 

a)    Conhecimento extensivo do aluno;

 

b)    Rapidez para compreender conceitos explicados, em comparação com os demais;

 

c)    Sentir-se enfadado diante da tarefa, pois domina o assunto antes dos demais;

 

d)    Demonstração de criatividade, quando o assunto é de seu interesse;

 

e)    Relacionar ideias de maneira original, com o conhecimento que já possui;

 

f)     Extrair os pontos mais relevantes de assuntos apresentados, diferenciando-os dos aspectos secundários;

 

g)    Frequentemente ocorre preferência por falar, em vez de escrever, em decorrência de raciocinar de forma rápida;

 

h)   Curiosidade constante e desejo de saber mais;

 

i)     O modo de apresentar os questionamentos faz com que se sobressaia entre os demais;

 

j)      Consegue passar de exemplos concretos para a abstração de regras;

 

k)    Percebe semelhanças e diferenças rapidamente;

 

l)     Pode ocorrer a tendência ao perfeccionismo, em decorrência da própria expectativa de padrões elevados que se apresenta;

 

m)  Preocupação em melhorar sistemas, objetos e instituições. Por isso, perceberão contradições existentes;

 

n)   Sensibilidade em relação às necessidades dos demais;

 

o)    Impaciência diante das revisões de assuntos que já dominam;

 

p)    Demonstração de interesses globais, como justiça, destacando-se em relação aos da mesma idade.

 

Identificação por Áreas do Conhecimento

 

Matemática

 

a)    Realiza argumentações coerentes;

 

b)    Demonstra habilidade para o reconhecimento de padrões, regularidades;

 

c)    Sabe verificar, justificar e provar;

 

d)    Parece compreender o assunto pulando etapas, dominando-o em menor tempo;

 

e)    Capaz de generalizar por exemplos;

 

f)     Compreende com facilidade o uso de símbolos como parte do processo de pensamento;

 

Linguagem

 

a)    Habilidades de leitura precisas e atenção a detalhes;

 

b)    Sensibilidade no uso da linguagem para expressar suas ideias com precisão;

 

c)    Senso de apreciação do humor;

 

d)    Respostas críticas e possibilidade de avaliar o próprio trabalho;

 

e)    Compreensão de inferência e dedução, realizando leituras nas entrelinhas;

 

f)     Enfoque sobre as atividades de escrita, feita de modo consciente e cuidadoso;

 

g)    Habilidade de reflexão sobre os usos da linguagem;

 

h)   Atenção ao significado e pronúncia das palavras;

 

i)     Habilidade no domínio bilíngue, quando estimulado;

 

j)      Fluência no domínio da língua e vocabulário amplo;

 

k)    Identifica intenções durante a leitura;

 

l)     Relaciona diversos textos lidos;

 

m)  Transfere suas habilidades no campo da língua dentro das diversas disciplinas curriculares;

 

n)   Apresenta perspicácia no uso da língua para comunicar-se com falantes nativos.

 

Ciência

 

a)    Reconhecimento de padrões e relações nos dados científicos, utilizando-se de hipóteses baseadas em evidências válidas;

 

b)    Consciência de que o contexto influencia a interpretação do conteúdo científico;

 

c)    Consegue justificar suas hipóteses apresentando argumentos de que os dados são confiáveis e verificáveis;

 

d)    Gosta de raciocinar logicamente;

 

e)    Demonstra habilidade no uso da linguagem subjetiva para a construção de suas ideias;

 

f)     Apresenta flexibilidade no raciocínio e capacidade de realizar aproximações para a resolução de problemas;

 

g)    Avalia achados de modo crítico.

 

Tecnologia da Informação

 

a)    Faz uso de recursos de hardware e software de modo independente;

 

b)    Utiliza recursos tecnológicos para a resolução de problemas;

 

c)    Prefere o uso de recursos tecnológicos para realização de estudos de vários assuntos;

 

d)    Consegue identificar as limitações disponíveis nos recursos tecnológicos existentes, podendo realizar sugestões para melhorá-los;

 

e)    Tem consciência das implicações éticas, sociais e econômicas relacionadas ao uso de recursos tecnológicos.

 

Geografia

 

a)    Possui conhecimento amplo sobre o mundo;

 

b)    Demonstra interesse pelo ambiente físico no qual vive;

 

c)    Aprecia as relações entre as diferentes escalas do ambiente;

 

d)    Aprecia atitudes e pontos de vista variados;

 

e)    Desenha com criatividade e interpreta relações espaciais;

 

f)     Boas habilidades no processamento de informações;

 

g)    Observa com entusiasmo o mundo à sua volta;

 

h)   Gosta de identificar padrões e semelhanças em diferentes contextos;

 

i)     Compreende e explica inter-relações complexas;

 

j)      Formula opiniões e usa evidências para apoiar seus pontos de vista;

 

k)    Gosta e demonstra habilidades para o uso de recursos visuais, mapas e fotografias.

 

Arte

 

a)    Analisa e interpreta suas observações e apresenta-as criativamente;

 

b)    Demonstra grande interesse pelo mundo visual;

 

c)    Apresenta rapidez para compreender e transferir ideias;

 

d)    Facilidade para realizar conexões e comparações com os trabalhos dos demais.

 

Historia

 

a)    Hábil para colocar informação previamente adquirida dentro de um quadro cronológico;

 

b)    Demonstra amplos conhecimentos gerais e históricos;

 

c)    Tem consciência da natureza transitória do conhecimento;

 

d)    Gosta de debater o significado de eventos, povos e mudanças;

 

e)    Faz uso confiante de convenções, relacionando-as a determinado período histórico;

 

f)     Conhece as diferenças relacionadas a cada período histórico;

 

g)    Relaciona assuntos estudados, imaginando como podem ser articulados com outros assuntos e/ou disciplinas do currículo;

 

h)   Gosta de realizar interpretações desafiadoras;

 

i)     Fica bastante motivado quando o assunto envolve pesquisas históricas, demonstrando autonomia para realizá-las;

 

j)      Seleciona com habilidade os conhecimentos provenientes das fontes conhecidas para usá-las de modo coerente;

 

k)    Mostra determinação e perseverança para investigação de tópicos relacionados a acontecimentos históricos;

 

l)     Demonstra habilidades para realizar julgamentos relacionados aos eventos históricos;

 

m)  Alcança conclusões, apoiando-as em dados e evidências;

 

n)   Usa informação histórica para apoiar suas narrativas;

 

o)    Usa terminologia com acurácia e confiança.

 

Educação Física

 

a)    Usa o corpo de modo imaginativo e diferenciado para expressar-se;

 

b)    Domina aspectos como forma, espaço, dimensão e ritmo;

 

c)    Capacidade de movimentar-se com fluidez e elegância quando é necessário;

 

d)    Faz bom uso de vocabulário adequado e termos técnicos;

 

e)    Avalia de modo crítico o próprio trabalho e o dos demais, integrando as observações para melhora dos mesmos;

 

f)     Boa capacidade de adaptação, antecipação e tomada de decisões;

 

g)    Demonstra capacidade de transferir aprendizado dentro de um amplo domínio de atividades psicomotoras;

 

h)   Consegue assumir liderança e demonstrar independência.

 

Línguas Estrangeiras Modernas

 

a)    Demonstra interesse e empatia em relação a culturas estrangeiras;

 

b)    Reconhece padrões gramaticais e funções das palavras;

 

c)    Utiliza-se de indícios de pistas linguísticas ou não linguísticas para inferir significados;

 

d)    Capacidade de ouvir e reproduzir sons com precisão;

 

e)    Percebe regras gerais extrapolando-as de exemplos;

 

f)     Tem estratégias de comunicação efetivas;

 

g)    Demonstra curiosidade sobre o modo como a língua opera, seus significados e funções;

 

h)   Faz uso de vocabulário técnico para discutir sobre a linguagem;

 

i)     Habilidade para memorizar novos sons;

 

j)      Tem pensamento flexível, intuição e criatividade.

 

Música

 

a)    Ouve música mentalmente com frequência;

 

b)    Demonstra grande capacidade expressiva;

 

c)    Responde emocionalmente aos sons;

 

d)    Tem forte memória musical;

 

e)    Apresenta sensibilidade a melodias, timbres, ritmos e padrões;

 

f)     Coerência e individualidade em desenvolver ideias musicais;

 

g)    Demonstra motivação e dedicação para a prática musical.

 

Educação Religiosa

 

a)    Reconhece e expressa sentimentos pessoais e empatia com os outros;

 

b)    Constrói e sustenta argumentação complexa, integrando ideias de diversas fontes;

 

c)    Levanta questões e percebe relações;

 

d)    Aprecia ou avalia o sistema de valores dos demais, construindo julgamentos ou conclusões;

 

e)    Sensibilidade com questões sociais e preocupação com igualdade;

 

f)     Habilidades para refletir sobre diferentes tipos de conhecimentos e integrá-los;

 

g)    Faz uso de intuição e experiência pessoal como aprendizado compartilhado com os demais.

 

Design e Tecnologia

 

a)    Aceita rapidamente e discute novas ideias;

 

b)    Conceitualiza além da informação dada;

 

c)    Identifica soluções elegantes e simples para dados complexos e de desorganizados;

 

d)    Apoia-se na reflexão, sendo construtivamente autocríticos;

 

e)    Transfere ideias familiares para o novo problema;

 

f)     Demonstra habilidades para representar ideias de modo estético em uma variedade de formas: visual, espacial, verbal e matematicamente;

 

g)    Demonstra independência para pesquisar novas fontes para resolver problemas;

 

h)   Tem consciência das questões éticas e sociais envolvidas nesse campo do conhecimento.

 

Desenvolvimento Pessoal

 

a)    Identifica-se com os sentimentos dos outros;

 

b)    Demonstra autoconfiança;

 

c)    Apresenta flexibilidade e acolhe bem as mudanças;

 

d)    Constrói bons relacionamentos;

 

e)    Trabalha bem em colaboração;

 

f)     Apresenta consciência das questões sociais e ambientais;

 

g)    Desempenho bom em debates, discussões e em assumir papéis;

 

h)   Apresenta iniciativa e persistência;

 

i)     Reflete sobre os erros pessoais e os corrige;

 

j)      Demonstra autocontrole;

 

k)    Usa habilidades de comunicação de modo efetivo;

 

l)     Hábil para persuadir e negociar;

 

m)  Lidera e inspira os outros;

 

n)   Gosta de participar de atividades na comunidade;

 

o)    Demonstra honestidade e integridade.

 

Drama

 

a)    Apresenta capacidade para engajar-se efetivamente em um papel;

 

b)    Usa gestos apropriados, de modo confiante e adequado a um personagem;

 

c)    Tem habilidade para encenação de um papel, seja ensaiando-o ou improvisando-o para uma plateia;

 

d)    Tem adequada compreensão dos recursos de design e efeitos especiais possíveis de serem utilizados no palco;

 

e)    Demonstra capacidade e interesse em discutir sobre drama com outras pessoas;

 

f)     Capacidade e “visão” para transpor um texto do papel para o palco;

 

g)    Demonstra capacidades expressivas no uso da voz e tonicidade;

 

h)   Capacidade de inventar e sustentar um papel;

 

i)     Gosta de dramatizações improvisadas, música ou dança dramática;

 

j)      Possui amplos conhecimentos sobre drama e teatro;

 

k)    Sensível ao uso da linguagem durante a encenação.

 

E Como Auxiliar na Realização do Trabalho Pedagógico?

 

Taxonomia de Bloom

 

A Taxonomia de Bloom faz uso de habilidades de aprendizado de ordem superior. Quando estudamos, podemos desenvolver algumas estratégias de modo intuitivo, tais como sublinhar um trecho importante, parafrasear uma ideia. Esses são recursos de aprendizado. A Taxonomia de Bloom oferece a possibilidade de estimular o uso de recursos avançados, capazes de auxiliar os alunos dotados e talentosos em seu desenvolvimento. Essas habilidades são estimuladas por meio dos seguintes tópicos:

 

 

a)    Lembrar;

 

b)   Analisar;

 

c)     Compreender;

 

d)   Aplicar;

 

e)     Avaliar;

 

f)     Criar.




Bibliografia

 

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva / Secretaria de Educação Especial. – Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010. 72 p.

 

GUENTHER, Zenita Cunha. Crianças dotatas e talentosas...não as deixem esperar mais! Rio de Janeiro: LTC, 2012.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário