quarta-feira, 29 de março de 2017

O Projeto GASA (Grupo de Apoio à Sala de Aula) como Exemplo de Atuação Psicopedagógica na Instituição Escolar

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam como objetivos gerais do ensino fundamental (Brasil, 1997, v. 8), entre outros:

“Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si mesmo o respeito”.

Outras questões que o referido documento ressalta, dizem respeito ao desenvolvimento da capacidade crítica, da responsabilidade, do aprendizado do diálogo como ferramenta de mediação de conflitos e tomada de decisões, do autocuidado e à apropriação do sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, cognitiva, ética, estética, etc (idem). Dessa maneira, o referido documento expressa o ideal educacional almejado.
Por outro lado, pode-se observar que a Constituição da Organização Mundial da Saúde apresenta a seguinte afirmação, que poderíamos compreender como a expressão do ideal de pessoa saudável:

“A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.

Mais adiante, o referido documento afirma ainda que:

“O desenvolvimento saudável da criança é de importância basilar; a aptidão para viver harmoniosamente num meio variável é essencial a tal desenvolvimento”.

Assim, é possível perceber que as metas da educação e da saúde confluem para um objetivo comum, que é o desenvolvimento do potencial humano e a convivência em sociedade.  
Nesse sentido, as contribuições do profissional de Psicopedagogia à instituição escolar consiste em ações que transitam entre esses dois campos. Aliás, tal prática está prevista já no Artigo 1º do Código de Ética do Psicopedagogo, o qual dispõe:

“A Psicopedagogia é um campo de atuação em Educação e Saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando o sujeito, a família, a escola, a sociedade e o contexto sócio-histórico, utilizando procedimentos próprios, fundamentados em diferentes referenciais teóricos”.
  
Dessa maneira, o profissional de Psicopedagogia que atua na instituição escolar tanto propõe ações visando reverter problemas já instalados, por meio dos encaminhamentos que realiza para diferentes profissionais (médicos, assistentes sociais, etc), como também atua preventivamente, executando ações que contribuam para o bom funcionamento individual e coletivo dentro da instituição.

O Início do Projeto GASA (Grupo de Apoio à Sala de Aula)

Como exemplo de atuação psicopedagógica na instituição, podemos mencionar o projeto GASA (Grupo de Apoio à Sala de Aula), o qual nasceu da necessidade de reflexões com os educandos a partir de temas que não estão presentes de modo frequente no dia a dia escolar.
Para a realização da intervenção, a queixa inicial pode partir dos coordenadores pedagógicos, dos próprios professores e até por iniciativa do profissional de psicopedagogia, especialmente nos casos preventivos. Em geral, a intervenção do projeto GASA costuma ser pontual. Nesse caso, frequentemente é o (a) educador (a) que observa a necessidade do desenvolvimento de uma reflexão sobre um tema específico com a turma, o qual pode estar relacionado à convivência, à responsabilidade, aos autocuidados, etc. Após ser definido o tema da intervenção psicopedagógica, bem como o horário mais adequado à reflexão com a turma, o profissional de Psicopedagogia prepara os materiais necessários, planeja sua intervenção e em seguida a realiza.
Além da contribuição promovida junto ao corpo discente, o projeto oferece a oportunidade ainda de fortalecer a cooperação entre psicopedagogos e professores, de modo que a história da parceria entre psicopedagogos institucionais e professores de salas regulares tem apresentado resultados muito positivos na cidade onde atuo como psicopedagogo desde 2008, como funcionário efetivo por meio de concurso público.


Consulta

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997. 146 p.  



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