terça-feira, 9 de maio de 2017

“Valores: Os Verdadeiros Pilares da Convivência”



Palestra Para Os Pais

“Minha receita de felicidade é construir uma família bem alicerçada no amor, na verdade e na sinceridade. Não há terremoto que derrube a muralha do amor de uma família com esses alicerces. O resto é resto” (Barros, 2002, p. 50).


Como o nome diz, os valores dizem respeito àquelas atitudes que valorizamos e que, portanto, desejamos estabelecer como base de nossa convivência.

Valores Necessários ao bom Relacionamento Familiar:

Como anda o diálogo na família?

Dialogar é um exemplo de atitude que ajuda as crianças a desenvolver bons valores de convivência. 

Em relações equilibradas, existe respeito

“O respeito é a parede que separa o direito dos deveres” (Barros, 2002, p. 50).
Assim, ajude a criança a compreender a importância do respeito para os relacionamentos. Crianças muito novas podem não compreender a reciprocidade das relações humanas. Um bom modelo de relacionamento e disposição para dialogar pode ajudar a criança a compreender a importância do respeito, seus direitos e deveres.  
 

Transmitir alegria é transmitir segurança

Você não precisa dizer que está feliz ao lado de uma criança. Alguns estudos mostram que a linguagem corporal, que transmitimos inconscientemente, durante os relacionamentos sociais, representa uma parte significativa de nossa comunicação. Portanto, que tal reservar um momento para que você e seu (sua) filho (a) realizem uma atividade prazerosa juntos?  

Promover a paz é transmitir segurança

Não permita que a violência entre em sua casa. Todo tipo de violência, seja verbal ou física, distancia as pessoas. A aproximação, ou o fortalecimento de vínculos, depende da habilidade para conversar e da disposição para orientar em relação ao que se espera que as crianças façam.  

Fortalecer os laços afetivos

Tenho observado que ansiedades intensas podem ser sintoma da falta de diálogo entre pais e filhos. Então, por que deixar as coisas chegarem a esse ponto, quando um pouco de atenção e diálogo poderia evitar que isso acontecesse? 

Amor: o ingrediente indispensável ao desenvolvimento da criança

Quando a criança se sente amada, encontra condições favoráveis ao desenvolvimento de sua inteligência, pois:

“Quanto mais a criança é estimulada com afeto, nos primeiros anos de vida, maior a sua capacidade de aprendizado e de desenvolver a inteligência” (Lobo, 1997, p. 558). 

Evidência científica sobre a influência da afetividade no desenvolvimento cognitivo

Lobo (1997, p. 573) aponta evidências de que o “carinho físico” e condições ambientais favoráveis são capazes de favorecer o aumento da inteligência. Nesse sentido, oferece um exemplo. Uma criança que tinha mãe e avó com uma medida de QI (Quociente de Inteligência) de 40, ao receber os estímulos necessários, apresentou, na vida adulta, uma medida de 120 nesse teste.
Dessa experiência, se pode concluir que a potencialidade humana não se desenvolve em condições desfavoráveis da mesma maneira que se desenvolveria em um ambiente que transmite afeto, segurança, limites e estímulos variados. Portanto, podemos concluir que as condições familiares podem trazer grandes contribuições ao desenvolvimento e à aprendizagem das crianças.
Quanto mais a família e a escola se unirem com o objetivo de promover as condições necessárias ao desenvolvimento da criança, melhores serão os resultados alcançados. O que fizermos no presente, trará consequências para a vida toda.
Então, o desafio está lançado. Vamos trabalhar juntos?

Bibliografia

BARROS, Gilberto. Você já abraçou seu filho hoje? São Paulo: Editora Gente, 2002.
LOBO, Luiz. Escola de pais: para que seu filho cresça feliz. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 1997.

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