sexta-feira, 22 de abril de 2016

Contribuições da Psicopedagogia Institucional ao Processo de Ensino e Aprendizagem

Apresentação da Queixa

G. frequenta o 6° ano do ensino fundamental. Foi encaminhada para atendimento psicopedagógico, com a queixa de dificuldade para concluir as atividades solicitadas pela professora, as quais, por sua vez, estavam vinculadas às dificuldades relacionadas ao processo de leitura e compreensão de textos. Na ocasião em que realizou o encaminhamento, a educadora solicitou sugestões sobre como ajudar a educanda no processo de ensino e aprendizagem.

Realização do Atendimento

Durante o atendimento, foram desenvolvidas atividades lúdicas, pedagógicas e escuta de questões relacionadas ao modo como a educanda compreendia o aprender e as dificuldades que lhe eram atribuídas. Nos momentos lúdicos, a educanda demonstrou estar emocionalmente tranquila, evidenciando que as dificuldades enfrentadas no momento se davam exclusivamente no âmbito de situações de ensino e aprendizagem formal. Percebeu-se que, com frequência, G. tenta evitar as situações em sala de aula por senti-las como ameaçadoras, respondendo rapidamente e, na maioria das vezes, não conseguindo alcançar os resultados pedagógicos propostos. Em relação aos aspectos pedagógicos, durante a leitura solicitada, percebeu-se a ocorrência de ritmo mais lento, sobretudo quando sob o efeito da ansiedade. Sobre isso, a educanda justificou que ao experimentar esse sentimento, gagueja durante a leitura. Percebeu-se ainda que, em decorrência de realizar a leitura lentamente, a compreensão do texto fica comprometida ao final desse processo. Por outro lado, foi observada boa resposta aos estímulos oferecidos e, em leitura posterior, mais tranquila, realizou-a de modo mais fluente, possivelmente por menor influência da ansiedade. Sua produção escrita revelou a existência de necessidades ortográficas, bem como a importância da oferta de mediação para o desenvolvimento das ideias do texto.

Devolutiva à Professora

Na devolutiva apresentada à educadora que realizou o encaminhamento, foram propostas algumas ações que poderiam contribuir para os progressos educacionais de G.:
a)    Mediar, passo a passo, a realização das tarefas executadas pela educanda, transmitindo confiança em sua capacidade de realizar o que foi solicitado, possibilitando que administre quantidade de informação compatível com o sentimento de competência desenvolvido até o momento;
b)    Quando possível, a professora poderá realizar uma leitura em conjunto, com toda a sala, para favorecer a leitura individual posterior e possibilitar melhor compreensão do texto;
c)    Oferta de mais tempo para concluir as atividades de leitura e escrita;
d)    Reduzir o número de questões assertivas, quando a situação exigir, observando os aspectos qualitativos mais que quantitativos;  
e)    A discussão do texto antes de solicitar que ela redija o seu;
f)     Em caso de textos que serão pedidos em provas, se possível, permitir que ela leve para casa e treine antes de realizar a avaliação (ou oferecer mais de um texto, escolhendo um deles na ocasião);
g)    Ensinar estratégias para que a produção textual seja realizada em etapas. Exemplo: primeiro, construir o mapa mental. Em seguida, redigir. Depois ler para corrigir a ortografia. Por fim, se necessário, transcrever a forma definitiva para a entrega.        

Considerações Finais

As ações anteriores foram desenvolvidas dentro de uma abordagem destinada ao atendimento das necessidades pedagógicas, de modo que entre a queixa recebida e a devolutiva poderia ser considerado um transcurso de tempo breve. Além dos apoios sugeridos, um período de tempo mais longo poderia auxiliar em relação à possibilidade de aprofundar a compreensão das representações de G. quanto aos aspectos temíveis relacionados à apropriação do saber. Não obstante, deve-se levar em conta que uma abordagem breve trará contribuições ao trabalho institucional. Nesse sentido, a presença do profissional de Psicopedagogia na instituição escolar pode contribuir para a melhora nas condições de ensino e aprendizagem que demandam olhar específico, como no caso anteriormente apresentado, pela possibilidade de minimizar os efeitos trazidos pela ocorrência de um estado confusional que poderia se instalar no âmbito pedagógico. 

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