quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Criatividade Também Diz Respeito à Qualidade de Vida


Talvez não seja possível avaliar o tamanho do prejuízo financeiro e emocional da sociedade, por negligenciar a importância de um tema como a criatividade. Acostumamo-nos a pensar na palavra investimento como algo que sempre envolve o aspecto financeiro. No entanto, os recursos humanos das instituições são de extrema importância para a melhora da qualidade de vida da sociedade, incluindo os que trabalham nas instituições, bem como os que são atendidos por elas. Pessoas de mentalidade fechada, obsoleta, podem muitas vezes ocupar funções dentro de instituições as mais diversas, entravando o processo criativo. A solução para reverter esse quadro poderia ser a busca de um modelo educacional que contribuísse para desenvolver a criatividade das pessoas desde o primeiro contato com a instituição escolar.
DE MASI (2003, p. 525) apresenta o conceito de “criatividade social”. Esse tipo de criatividade não se revela nas coisas, mas sim nos relacionamentos sociais, nos grupos. Essas pessoas dotadas de criatividade social irão contribuir para melhorar a oferta de serviços prestados à população, por exemplo.

Favorecer a Criatividade

A rotina é ruim para o cérebro, porque transforma nossas ações em hábitos. Para estimular a criatividade, precisamos dispor de novas informações, que estão relacionadas tanto a conhecer novas coisas como com treinar o nosso modo de perceber o que já conhecemos de maneira diferente.
É interessantemente observar como alguns gênios criativos demonstraram atitudes incomuns, a partir de coisas simples. Leonardo da Vinci, por exemplo, escrevia da direita para a esquerda. Thomas Edson explorava o estado hipnagógico como forma de se inspirar para realizar suas descobertas.
Observando esses aspectos das vidas das pessoas altamente criativas, poderemos melhorar a nossa própria relação com o processo criativo, pois a criatividade não é um atributo que pertence apenas aos gênios. Todos temos uma potencialidade criativa que, muitas vezes, por falta de treino, pode ser prejudicada.   
O total oposto da pessoa criativa talvez seja o sujeito que está sempre produzindo as mesmas atitudes e ideias, incapaz de qualquer alteração em seus procedimentos.
Dilts, De Lozier e Dilts (2016) apresentam quatro níveis de aprendizagem. Falarei mais especificamente de cada um em postagem posterior. Por ora, seria importante apenas ressaltar que no nível 0 da aprendizagem, as coisas são feitas por simples hábito, sempre da mesma maneira, ou seja, a pessoa deixou de aprender e agora suas ações são desempenhadas como uma atitude reflexa, desacompanhada de pensamento crítico.

O Que é Ser Criativo

A personalidade das pessoas criativas inclui vários aspectos que facilitam o processo de criação. Martínez (2006, p. 19), afirma que as pessoas criativas possuem as seguintes características:

Flexibilidade: conseguem abordar um problema de diferentes perspectivas.
Originalidade: possuem necessidade de se distinguir dos demais.
Motivação intrínseca: dependem apenas dos estímulos internos, não dos externos.
Tolerância à ambiguidade: sentem-se cômodos diante da diversidade de possibilidades.
Fluidez: experimentam grande número de ideias antes de optar por uma delas.

A Criatividade Pode Ser Exercitada

Martínez (2008) propõe que a criatividade pode ser estimulada por mudanças nas tarefas rotineiras, como mudar o caminho entre a casa e o trabalho, alimentar-se de um alimento não consumido com frequência, ouvir música que não se está acostumado a ouvir, vestir-se de maneira distinta da feita com frequência, assistir a filmes cujo gênero não seja o costumeiro.
Felício (2008, p. 91) afirma que pessoas criativas demonstram a capacidade de se encantar diante das coisas simples. A criatividade pode ser inspirada por coisas comuns do ambiente. Não se trata da complexidade das fontes, mas da maneira de percebê-las. Para isso, o autor propõe alguns exercícios simples necessários para inspirar a criatividade, como sentar-se e acalmar-se, enquanto percebe os detalhes do ambiente, com cada um dos sentidos.

Exemplos de Exercício para Estimular a Criatividade

Respire fundo, concentre-se no que vê, ouve, nas características táteis dos objetos. Respire fundo novamente e dirija sua atenção para uma lembrança feliz e remota da infância: observe o que foi observado na ocasião, ouça o que foi ouvido e sinta o que foi sentido.
Também é possível imaginar que você é outra pessoa e abordar um problema da maneira como acredita que essa pessoa procuraria resolvê-lo.

Criatividade Verbal

Papaterra (2015) propões atividades para estimular a expressão escrita, tais como:
A)   Apresentar vários substantivos e pedir que seja encontrado o maior número de verbos que possam se relacionar com os mesmos.
B)   Escrever frases em que as palavras começam pela mesma letra.
C)   Observar uma lista de palavras e procurar seus sinônimos e antônimos.
D)   Apresentar uma lista de palavras e encontrar duas características positivas para cada uma delas.
E)   Responder uma mesma frase de duas maneiras opostas.
F)   Imaginar situações-problema e oferecer soluções.
G)  Interpretar o sentido de frases figuradas ou provérbios, explicando-os literalmente.
H)   Determinar as possíveis causas para acontecimentos usuais, como o que teria feito um cachorro latir.

Além disso, apresenta exercícios com ênfase no próprio pensamento criativo, como responder o que é possível fazer com uma panela, além de usá-la para cozinhar. Ou tentar responder charadas, como:
a)    Quem é que quando trabalha todos riem?
b)    Qual a cidade brasileira onde não se falam mentiras?
c)    Quem só trabalha quando é posto na rua?
d)    O que gasta sapato sem ter pés?
e)    Qual o doce que lembra a lista telefônica?

Conclusão

Toda inovação transforma, mas nem toda transformação inova, porque algumas mudanças irão adotar exatamente coisas que já provaram que não funcionam. Deixemos bem claro que uma coisa é aplaudir a criatividade na teoria, outra é admiti-la na prática. Como diz um dos autores pesquisados para esta postagem, açúcar atrai moscas. Na prática, os burocratas, cumpridores de protocolos e incapazes de inovar, poderão se mostrar muito insatisfeitos com aqueles que demonstrem capacidade de inovação. 

Respostas das charadas
a)    Palhaço
b)    Franca
c)    O guarda de trânsito
d)    O chão
e)    Mil Folhas

Consulta

DE MASI, Domenico. Criatividade e grupos criativos. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
DILTS, Robert; DELOZIER, Judith,; DILTS, Debora Bacon. PNL II, La Siguiente Generación.El Grano de Mostaza Ediciones: Espanha, 2016.
FELÍCIO, Alexandre. Pessoas criativas são mais felizes e ganham mais. Audiolivro, 2008.
LIMONGI, Fernanda Papaterra. Manual Papaterra de Habilidades de Compreensão e Expressão. Booktoy, 2015.
MARTINEZ, Jonny. Creatividad y Desarrolla Mental. 2006. http://www.liderazgoymercadeo.com


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