terça-feira, 1 de março de 2016

A Atuação Psicopedagógica na Educação Infantil

Ações psicopedagógicas poderão contribuir no sentido de prevenir dificuldades futuras no desenvolvimento, assim como o faz ao propor estratégias em relação às dificuldades já instaladas. Caso não seja possível impedir a instalação de dificuldades, poderá ser de grande ajuda por reconhecer os entraves logo de início, auxiliando para que sejam minimizados. Após pesquisar algumas expectativas do desenvolvimento que são alcançadas por volta dos cinco anos de idade, elaborei esse caso hipotético para apresentar a um grupo de colegas, discutindo as possibilidades de atuação do psicopedagogo na instituição, junto a essa faixa etária. Estou compartilhando para que, havendo interesse pela aplicação do mesmo, possa ser usado com vistas a ofertar a atenção necessária ao público infantil.

RELATÓRI O DE OBSERVAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
1. Identificação
Nome: XXXXXXXXXXXXXXXXXX
D.N: XXXXXXXXXXXXXXXXXX
Idade: 5 anos

2. Queixa Apresentada: dificuldade de comunicação e interação com o grupo, necessidade de intervenção para a realização das propostas, dificuldades de concentração e compreensão das comandas.

COMO OBSERVAMOS?

Com Atividades Desenvolvidas por Meio de Jogos e Brincadeiras.

O QUE OBSERVAMOS?
Os diferentes domínios do desenvolvimento, conforme alistados a seguir:

Domínios do Desenvolvimento: linguagem (compreensão, expressão e articulação), afetividade (socialização), motricidade (coordenação motora ampla, coordenação motora fina), memória, equilíbrio (estático e dinâmico), noções temporais, espaciais, ordem, tamanho, posição e compreensão das comandas.

Descrição dos Domínios/Atividades Realizados
A) Domínio: Comunicação
Atividade: Aprendendo a Identificar-se
Dinâmica em que cada um dos participantes diz o nome, a idade e, em seguida, passam o urso de pelúcia para o participante ao lado, para que façam o mesmo.
Questões observadas: A criança consegue dizer o próprio nome? Que atitudes demonstra ao interagir com o grupo (inibição, espontaneidade, dificuldade de pronúncia, autoconfiança, etc)?

B) Domínio: Desenvolvimento Motor
Atividade 1: Fazer uma pulseira utilizando barbante e macarrão
Questões observadas: a criança mantém o nível de desempenho de acordo com a média de sua idade? Atrapalha-se ou tem sucesso ao realizar a tarefa?

Atividade 2: O Educador Demonstra e a Criança Imita
A criança é capaz de abrir e fechar as mãos simultaneamente (ao mesmo tempo)? Consegue abrir uma das mãos ao mesmo tempo em que fecha a outra? Consegue, mantendo as mãos esticadas na horizontal, separar e unir os dedos sem movimentar o braço? É capaz de equilibrar-se sobre um dos pés? Corre, perseguindo em zigue-zague, sem perder o equilíbrio (de acordo com as possibilidades de seu momento evolutivo)? Salta sobre um barbante estendido a aproximadamente 15 centímetros do chão? Consegue realizar dois movimentos simultaneamente (usando uma pipa, é capaz de desenrolar a linha e correr, ao mesmo tempo)?

C) Domínio: Desenvolvimento Perceptivo
Atividade: Brincadeira com Quebra-cabeças (4 peças), Mapas, etc.
Questões observadas: a criança consegue realizar a atividade relacionando as partes ao todo? Demonstra ter recebido estimulação anteriormente, em tarefas desse tipo? Consegue melhorar seu desempenho observando o modo como os colegas o fazem? Ao selecionar as peças que usará, consegue orientar-se por pistas, como a cor da figura, ou outra? 

D) Domínio: Conhecimento de mundo
Atividade: Espontânea  
Questões observadas: durante as participações da criança em momentos pedagógicos ou lúdicos, quais são os assuntos que lhe interessam? De que ela fala, espontaneamente? Consegue dar um exemplo, quando solicitada, envolvendo animais, roupas, automóveis, etc? Conhece os dias da semana? Sabe dizer sua idade, nome de seus pais, quantos irmãos tem? Conhece algumas cores?

E) Domínio: Autonomia/Dependência
Atividade: Desenvolvidas na escola ou no lar
Questões observadas: Como reage quando encontra dificuldade: fica desanimada e tenta mudar de atividade? Persevera? Fica ansiosa? Pede ajuda?

F) Domínio: Afetividade
Atividade: Em grupo
Questões observadas: Relaciona-se bem com seus pares? Tem comportamento isolado? Demonstra atitudes que evidenciam tensão? Como reage diante da frustração?

Observações:
Depois de observar o desempenho da criança em todos esses domínios, os educadores poderão se questionar: Em vista dos aspectos observados, em que área a criança demonstrou necessitar de maior estimulação ao seu desenvolvimento? A resposta a essa pergunta precisa estar clara, pois é importante para providenciar os recursos necessários ao desenvolvimento da criança.

Sugestões relacionadas à queixa:
Em relação às dificuldades de comunicação: inserir em brincadeiras em que cada participante tem a oportunidade de falar para o grupo.
Em relação à necessidade de intervenção para a realização das propostas: encorajar cada demonstração de autonomia da criança, ainda que pequena, para encorajar essa atitude.
Em relação às dificuldades de concentração: o desenvolvimento da atenção pode ser favorecido pela oferta de jogos, brincadeiras, dinâmicas em que a criança precisa manter o foco na atividade realizada, esperar sua vez, ouvir o colega enquanto fala, etc.
Em relação às dificuldades de compreensão das comandas: certifique-se que a criança compreendeu adequadamente a explicação, ou se, mesmo após tê-la compreendido, não as realiza por estar demonstrando comportamento inibido (falta de autoconfiança em suas possibilidades). Caso se trate de dificuldade de compreender, opte por estratégias como explicações objetivas, pedir à criança que fale se entendeu o que é para ser feito ou ofereça auxílio até que ela demonstre confiança para fazê-la por si.

Outras sugestões para a escola e professores

- Graduar as atividades propostas em nível de complexidade, de modo a atender as necessidades de cada indivíduo do grupo.
- Planejar situações lúdicas que contribuam para a estimulação da criança e para compensar os déficits nos casos específicos observados. Ter em mente que cada criança possui seu próprio ritmo de desenvolvimento, características e necessidades.
- Identificar outros recursos existentes na comunidade, que possam auxiliar no processo de estimulação da criança.
- Fortalecer a parceria com as famílias, sugerindo outras ações que colaborem com os objetivos escolares.

Encaminhamentos (quando necessários)
- fonoaudiologia;
- psicologia;
Etc.


Explicação: Na realização das tarefas, é importante compreender que cada criança tem seu ritmo próprio de desenvolvimento. Para algumas, será necessário oferecer mais autonomia, enquanto que para outras será importante oferecer maior apoio. Toda criança (ou adulto) apresenta um nível de desenvolvimento real (o que já consolidou, sendo capaz de fazer sem ajuda), um nível de desenvolvimento potencial (o que é capaz de realizar quando recebe ajuda). Portanto, cada vez que o educador oferece mediação (auxílio), amplia a zona de desenvolvimento real da criança, ou seja, aumenta a sua capacidade de resolução de tarefas mais complexas, de modo autônomo. 

2 comentários:

  1. Gostaria de trocar mais informações sobre atendimento psicopedagógico na Ed. Infantil; você tem Face? E-mail?
    Aguardo
    Edson Damião Psicopedagogo e Arteterapeuta de crianças

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