quarta-feira, 22 de abril de 2015

Avaliação Psicopedagógica de Crianças em Idade Pré-Escolar

Estou trabalhando na elaboração de uma avaliação para as crianças em idade pré-escolar. O objetivo é identificar possíveis atrasos e elaborar um plano de intervenção para os casos em que se observar a necessidade. Parto do pressuposto de que não é necessário esperar os anos escolares para detectar aspectos do desenvolvimento que se possam constituir em possíveis entraves ao aprendizado formal. Para realizar essa avaliação, escolhi um número de atividades baseadas em expectativas do desenvolvimento para a idade em questão, transpondo essas atividades para uma situação lúdica. Para realizá-la, serão necessários os seguintes materiais:
_ Massa de modelar;
_ Folhas de sulfite;
_ Lápis de cor;
_ Guache;
_ Pincéis;
_ Tesoura sem pontas;
_ Casinha de fantoches;
_ Livros ilustrados;
_ Corda para pular;
_ Bolas de diferentes tamanhos e pesos (de futebol; de Basquete e também aro para arremessos);
_ Bambolês.

Ficha de Observação

Data: ____/____/____

Nome: ___________________________________________________

ATIVIDADES PLANEJADASPARA OBSERVAÇÃO EM PEQUENO GRUPO
Lançar e receber bola; empinar pipa; saltar barbante; observar a coleção papéis de cartas e falar sobre o que está acontecendo nos diferentes contextos; sentar em grupo para ouvir uma poesia (Colar de Carolina, de Cecília Meireles) e em seguida inserir contas em linha para fazer um colar (pode ser substituído por barbante e macarrão); observar diferentes objetos para nomear aqueles que conseguir.

Aspectos Observados:

LINGUAGEM

Compreensão:
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Expressão:
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Articulação dos Sons
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AFETIVIDADE

Aspectos Emocionais Demonstrados na Convivência com os Demais
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MOTRICIDADE

Características da Motricidade Ampla
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Características da Motricidade Fina
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MEMÓRIA
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EQUILÍBRIO
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COMPREENSÃO DE NOÇÕES DE TEMPO, ESPAÇO, ORDEM, TAMANHO E POSIÇÃO
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CUIDADOS PESSOAIS
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COMPREENSÃO DE REGRAS
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OBSERVAÇÕES

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