Dinâmica Inicial: Relaxamento
Desafios da Atualidade
A Necessidade de Investimento em
Sustentabilidade
As pesquisas científicas atuais alertam para
algumas circunstâncias que envolvem aspectos relacionados à sustentabilidade
dos recursos necessários à espécie humana. Alguns deles são:
a) O aumento da população mundial. Dentro de uma década teremos um bilhão
de pessoas a mais habitando o planeta;
b) Os custos da agricultura para o meio ambiente são elevados, exigindo
grande quantidade de terra para o plantio e de água, além do uso de
fertilizantes em grande quantidade;
c) O ser humano precisará encontrar formas de alimentar a população mundial
de modo mais eficiente do que o usado atualmente. Algumas pesquisas já sugerem
a possibilidade de obter proteína por meio de culturas alternativas, com menor
prejuízo para os recursos naturais, como menos consumo de água;
d) Já se pesquisa o desenvolvimento de micro organismos em laboratório,
para geração de combustíveis menos agressivos ao planeta, para processar a
limpeza de fontes naturais e até possibilitar a alimentação de seres humanos.
Trabalhar com a Perspectiva da
Identificação do Talento
Considerando a universalidade da oferta
educacional, quase todas as pessoas passam pela escola. Com o enfoque na
educação para a dotação e o talento, ficará mais fácil encontrar pessoas que
possam contribuir socialmente para a superação das condições atuais que
caracterizam os desafios da humanidade. Cientistas como Craig Venter,
coordenador do projeto Genoma Humano, na década de 1990, entre outros,
trabalham sobre questões de grande relevância para a humanidade. Pessoas
dotadas de grande potencial intelectual podem trazer contribuições por meio de
suas descobertas, em decorrência das repercussões sociais que elas promovem. A
educação precisa aderir ao desafio de encontrar e contribuir para o
desenvolvimento na perspectiva da dotação e do talento.
O Educador E Sua Contribuição Social
“Observando, guardando na memória,
transmitindo essa experiência aos outros, já se combate a desumanidade.
‘Compreender, escreve Germaine Tillion, é uma profunda vocação de nossa
espécie, uma das metas de sua emergência na escala da vida’ (...) Saber e fazer
saber são uma forma de manter-se humano. Assim, essa ação também tem uma
dimensão moral. Em que consiste ela? Não é que o indivíduo melhore a si mesmo
dando-se uma atividade espiritual, mas um mundo mais inteligível é um mundo
mais perfeito; contribuir para isso é visar o bem da humanidade” (Todorov,1995,
p. 111-112).
Aumentando a
Consciência Sobre Nosso Valor Pessoal
“O herói é o contrário do fatalista,
está do lado dos revolucionários e em oposição aos conservadores” (...) (Todorov, 1995,
p. 14).
Pessoas Resilientes
No livro citado, Todorov apresenta relatos de
pessoas que, vivendo em situações muito adversas, e privadas de liberdade, planejavam reuniões secretas
para poderem discutir sobre literatura. O conhecimento, a possibilidade da
fruição estética, uma vez adquirida, é algo que não pode ser tirado por outro.
A educação muda a forma como uma pessoa percebe a vida.
A responsabilidade do educador é grande, em
decorrência da repercussão que sua prática apresenta para a construção de uma
sociedade mais justa e da possibilidade de despertar as potencialidades de
indivíduos que trarão grandes contribuições para a coletividade. Educadores
devem ter em mente que suas contribuições afetam diretamente as próprias
condições da vida em sociedade. Educar é um fazer essencial.
Investindo na Inteligência Emocional
Em muitos momentos podemos nos sentir fragilizados
diante de algumas circunstâncias. O que é mais relevante para você na forma
como se sente em relação à sua profissão? Que sentimentos você experimenta
diante dessas situações? Reflita sobre as afirmações a seguir:
a) Penso que o salário do educador está defasado.
b) Acho que ocorre falta da oferta de formação profissional em minha área.
c) Sinto que o meu trabalho não me traz realização pessoal.
d) Sinto-me realizado, mas acho que as pessoas não valorizam o profissional
de educação.
e) Sou otimista em relação às mudanças. O que eu faço traz repercussões
diretas para a vida coletiva.
f) Sou feliz com a profissão que escolhi.
g) Acredito que faço diferença na vida das pessoas que educo.
h) Algo faz com que me sinta muito feliz em ser educador (a).
i) Vejo as mudanças com ceticismo. Afinal, a educação
tem pouca influência para gerar mudanças no mundo.
Momento para
Discussão e Apresentação das Conclusões.
Bibliografia
Revista Exame. Edição 1030, ano
46, n° 24, de 05/12/2012. Editora Abril.
Sonntag, Robert. A arte de
diminuir a tensão. São Paulo: Paulinas, 2001.
Todorov, Tzvetan. Em face do
extremo. Campinas (SP): Papirus, 1995.
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