“Na perspectiva da
educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica
da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais
especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e
altas habilidades/superdotação” (Marcos Políticos
Legais da Educação Especial, p. 20).
“Alunos com altas
habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das
seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança,
psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento
na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse (op. Cit. P. 21).
Calcula-se que existam sujeitos dotados em algum
domínio numa proporção de 3 a 5% da população (op.cit.p.1). A terminologia
brasileira utilizada é bastante criticada por estudiosas como Guenther (2012,
p. 8).
Definição de
Conceitos
“Altas
Habilidades”: Tradução infeliz da expressão inglesa
“high ability”, que deveria ser traduzida como “capacidade elevada”, no
singular. Esclarecer esse aspecto é importante, pois ao usar “ability”, um
falante nato de inglês estará se referindo a algo relacionado ao aspecto
genético. Caso queira falar sobre algo adquirido pela prática, em inglês seria
usado “skill”.
Superdotação: Com exceção do Brasil, não é adotada em nenhum outro lugar do mundo.
Capacidade: Definida como “poder de
aprender”; “poder de captar informação do ambiente, abstrair, organizar,
relacionar e incorporar esse material ao campo perceptual interno de
significados” (idem). A aprendizagem, no entanto, ocorre por vários caminhos,
não apenas pela instrução formal. Alguns desses caminhos são a imitação,
vivência, observação e experimentação.
Dotação: Capacidade natural. A dotação está relacionada ao plano genético e
manifesta-se geralmente por caminhos diferentes aos do talento. Apresenta
crescimento lento, aprendizagem informal, maior relação com o aspecto genético,
mais generalizável, entre outros aspectos. A dotação é uma notável capacidade
natural em um ou diversos domínios. Permite maior poder de previsão. A dotação
está relacionada aos seguintes aspectos ou capacidades em diferentes escalas:
inteligência, criatividade, capacidade socioafetiva, capacidade física e
capacidade de percepção, conforme Gagné.
Talento: Capacidade adquirida. Apresenta crescimento rápido, ensino formal, maior
componente resultante de treino ou prática. O talento é um notável desempenho,
geralmente em uma área específica do conhecimento. Um talento específico
apresenta relação retrospectiva. O talento corresponde a algum tipo de ação, ou
modo de fazer algo de maneira a se destacar em alguma atividade que envolve
treino, reforço. Existem apenas algumas capacidades, mas centenas de talentos:
artístico, musical, mecânico, culinário, entre outros.
Áreas de
Manifestação das Capacidades
São considerados dotados ou
talentosos os estudantes que demonstram potencial para realização de tarefas
dentro de um nível substancialmente além do resto do grupo ao qual pertencem,
conforme sua faixa etária. Essa identificação pode ser feita em qualquer etapa
do desenvolvimento (www.nicurricum.UK).
A Seguir, apresentamos uma descrição das áreas em
que poderão ser encontradas as capacidades, conforme fonte anterior:
_ Talento ou capacidade intelectual
geral;
_ Talento ou aptidão acadêmica
específica;
_ áreas artísticas visuais,
performativas e esportivas;
_ capacidade de liderança;
_ Pensamento produtivo ou criativo;
_ Engenhosidade mecânica;
_ Capacidades especiais de empatia,
compreensão e negociação.
Como Identificar
Esta etapa envolve entrevista com os
pais, ocasião em que poderá ser utilizado um questionário, cujas informações
auxiliarão na identificação da capacidade. Também será útil a nomeação pelos
próprios pares, bem como a autonomeação e a entrevista com os professores
(Teste Nebrasca Starry Night).
A Identificação Feita Pelos Professores
Os professores poderão contribuir com
informações a respeito do perfil do aluno, observando alguns aspectos, tais
como:
a) Conhecimento
extensivo do aluno;
b) Rapidez para
compreender conceitos explicados, em comparação com os demais;
c) Sentir-se enfadado
diante da tarefa, pois domina o assunto antes dos demais;
d) Demonstração de
criatividade, quando o assunto é de seu interesse;
e) Relacionar ideias
de maneira original, com o conhecimento que já possui;
f) Extrair os pontos mais relevantes de assuntos apresentados,
diferenciando-os dos aspectos secundários;
g) Frequentemente
ocorre preferência por falar, em vez de escrever, em decorrência de raciocinar
de forma rápida;
h) Curiosidade
constante e desejo de saber mais;
i) O modo de apresentar os questionamentos faz com que se sobressaia entre
os demais;
j) Consegue passar de exemplos concretos para a abstração de regras;
k) Percebe semelhanças
e diferenças rapidamente;
l) Pode ocorrer a tendência ao perfeccionismo, em decorrência da própria
expectativa de padrões elevados que se apresenta;
m) Preocupação em
melhorar sistemas, objetos e instituições. Por isso, perceberão contradições
existentes;
n) Sensibilidade em
relação às necessidades dos demais;
o) Impaciência diante
das revisões de assuntos que já dominam;
p) Demonstração de
interesses globais, como justiça, destacando-se em relação aos da mesma idade.
Identificação por
Áreas do Conhecimento
Matemática
a) Realiza
argumentações coerentes;
b) Demonstra
habilidade para o reconhecimento de padrões, regularidades;
c) Sabe verificar,
justificar e provar;
d) Parece compreender
o assunto pulando etapas, dominando-o em menor tempo;
e) Capaz de
generalizar por exemplos;
f) Compreende com facilidade o uso de símbolos como parte do processo de pensamento;
Linguagem
a) Habilidades de
leitura precisas e atenção a detalhes;
b) Sensibilidade no
uso da linguagem para expressar suas ideias com precisão;
c) Senso de apreciação
do humor;
d) Respostas críticas
e possibilidade de avaliar o próprio trabalho;
e) Compreensão de
inferência e dedução, realizando leituras nas entrelinhas;
f) Enfoque sobre as atividades de escrita, feita de modo consciente e
cuidadoso;
g) Habilidade de
reflexão sobre os usos da linguagem;
h) Atenção ao
significado e pronúncia das palavras;
i) Habilidade no domínio bilíngue, quando estimulado;
j) Fluência no domínio da língua e vocabulário amplo;
k) Identifica
intenções durante a leitura;
l) Relaciona diversos textos lidos;
m) Transfere suas
habilidades no campo da língua dentro das diversas disciplinas curriculares;
n) Apresenta
perspicácia no uso da língua para comunicar-se com falantes nativos.
Ciência
a) Reconhecimento de
padrões e relações nos dados científicos, utilizando-se de hipóteses baseadas
em evidências válidas;
b) Consciência de que
o contexto influencia a interpretação do conteúdo científico;
c) Consegue justificar
suas hipóteses apresentando argumentos de que os dados são confiáveis e verificáveis;
d) Gosta de raciocinar
logicamente;
e) Demonstra
habilidade no uso da linguagem subjetiva para a construção de suas ideias;
f) Apresenta flexibilidade no raciocínio e capacidade de realizar
aproximações para a resolução de problemas;
g) Avalia achados de
modo crítico.
Tecnologia da Informação
a) Faz uso de recursos
de hardware e software de modo independente;
b) Utiliza recursos
tecnológicos para a resolução de problemas;
c) Prefere o uso de
recursos tecnológicos para realização de estudos de vários assuntos;
d) Consegue
identificar as limitações disponíveis nos recursos tecnológicos existentes,
podendo realizar sugestões para melhorá-los;
e) Tem consciência das
implicações éticas, sociais e econômicas relacionadas ao uso de recursos
tecnológicos.
Geografia
a) Possui conhecimento
amplo sobre o mundo;
b) Demonstra interesse
pelo ambiente físico no qual vive;
c) Aprecia as relações
entre as diferentes escalas do ambiente;
d) Aprecia atitudes e
pontos de vista variados;
e) Desenha com
criatividade e interpreta relações espaciais;
f) Boas habilidades no processamento de informações;
g) Observa com
entusiasmo o mundo à sua volta;
h) Gosta de
identificar padrões e semelhanças em diferentes contextos;
i) Compreende e explica inter-relações complexas;
j) Formula opiniões e usa evidências para apoiar seus pontos de vista;
k) Gosta e demonstra
habilidades para o uso de recursos visuais, mapas e fotografias.
Arte
a) Analisa e
interpreta suas observações e apresenta-as criativamente;
b) Demonstra grande
interesse pelo mundo visual;
c) Apresenta rapidez
para compreender e transferir ideias;
d) Facilidade para
realizar conexões e comparações com os trabalhos dos demais.
Historia
a) Hábil para colocar
informação previamente adquirida dentro de um quadro cronológico;
b) Demonstra amplos
conhecimentos gerais e históricos;
c) Tem consciência da
natureza transitória do conhecimento;
d) Gosta de debater o
significado de eventos, povos e mudanças;
e) Faz uso confiante
de convenções, relacionando-as a determinado período histórico;
f) Conhece as diferenças relacionadas a cada período histórico;
g) Relaciona assuntos
estudados, imaginando como podem ser articulados com outros assuntos e/ou
disciplinas do currículo;
h) Gosta de realizar
interpretações desafiadoras;
i) Fica bastante motivado quando o assunto envolve pesquisas históricas,
demonstrando autonomia para realizá-las;
j) Seleciona com habilidade os conhecimentos provenientes das fontes
conhecidas para usá-las de modo coerente;
k) Mostra determinação
e perseverança para investigação de tópicos relacionados a acontecimentos
históricos;
l) Demonstra habilidades para realizar julgamentos relacionados aos eventos
históricos;
m) Alcança conclusões,
apoiando-as em dados e evidências;
n) Usa informação
histórica para apoiar suas narrativas;
o) Usa terminologia
com acurácia e confiança.
Educação Física
a) Usa o corpo de modo
imaginativo e diferenciado para expressar-se;
b) Domina aspectos
como forma, espaço, dimensão e ritmo;
c) Capacidade de
movimentar-se com fluidez e elegância quando é necessário;
d) Faz bom uso de
vocabulário adequado e termos técnicos;
e) Avalia de modo
crítico o próprio trabalho e o dos demais, integrando as observações para
melhora dos mesmos;
f) Boa capacidade de adaptação, antecipação e tomada de decisões;
g) Demonstra
capacidade de transferir aprendizado dentro de um amplo domínio de atividades
psicomotoras;
h) Consegue assumir
liderança e demonstrar independência.
Línguas Estrangeiras Modernas
a) Demonstra interesse
e empatia em relação a culturas estrangeiras;
b) Reconhece padrões
gramaticais e funções das palavras;
c) Utiliza-se de
indícios de pistas linguísticas ou não linguísticas para inferir significados;
d) Capacidade de ouvir
e reproduzir sons com precisão;
e) Percebe regras
gerais extrapolando-as de exemplos;
f) Tem estratégias de comunicação efetivas;
g) Demonstra
curiosidade sobre o modo como a língua opera, seus significados e funções;
h) Faz uso de
vocabulário técnico para discutir sobre a linguagem;
i) Habilidade para memorizar novos sons;
j) Tem pensamento flexível, intuição e criatividade.
Música
a) Ouve música
mentalmente com frequência;
b) Demonstra grande
capacidade expressiva;
c) Responde
emocionalmente aos sons;
d) Tem forte memória
musical;
e) Apresenta sensibilidade
a melodias, timbres, ritmos e padrões;
f) Coerência e individualidade em desenvolver ideias musicais;
g) Demonstra motivação
e dedicação para a prática musical.
Educação Religiosa
a) Reconhece e
expressa sentimentos pessoais e empatia com os outros;
b) Constrói e sustenta
argumentação complexa, integrando ideias de diversas fontes;
c) Levanta questões e
percebe relações;
d) Aprecia ou avalia o
sistema de valores dos demais, construindo julgamentos ou conclusões;
e) Sensibilidade com
questões sociais e preocupação com igualdade;
f) Habilidades para refletir sobre diferentes tipos de conhecimentos e
integrá-los;
g) Faz uso de intuição
e experiência pessoal como aprendizado compartilhado com os demais.
Design e Tecnologia
a) Aceita rapidamente
e discute novas ideias;
b) Conceitualiza além
da informação dada;
c) Identifica soluções
elegantes e simples para dados complexos e de desorganizados;
d) Apoia-se na
reflexão, sendo construtivamente autocríticos;
e) Transfere ideias
familiares para o novo problema;
f) Demonstra habilidades para representar ideias de modo estético em uma
variedade de formas: visual, espacial, verbal e matematicamente;
g) Demonstra
independência para pesquisar novas fontes para resolver problemas;
h) Tem consciência das
questões éticas e sociais envolvidas nesse campo do conhecimento.
Desenvolvimento Pessoal
a) Identifica-se com
os sentimentos dos outros;
b) Demonstra
autoconfiança;
c) Apresenta
flexibilidade e acolhe bem as mudanças;
d) Constrói bons
relacionamentos;
e) Trabalha bem em
colaboração;
f) Apresenta consciência das questões sociais e ambientais;
g) Desempenho bom em
debates, discussões e em assumir papéis;
h) Apresenta
iniciativa e persistência;
i) Reflete sobre os erros pessoais e os corrige;
j) Demonstra autocontrole;
k) Usa habilidades de
comunicação de modo efetivo;
l) Hábil para persuadir e negociar;
m) Lidera e inspira os
outros;
n) Gosta de participar
de atividades na comunidade;
o) Demonstra
honestidade e integridade.
Drama
a) Apresenta
capacidade para engajar-se efetivamente em um papel;
b) Usa gestos
apropriados, de modo confiante e adequado a um personagem;
c) Tem habilidade para
encenação de um papel, seja ensaiando-o ou improvisando-o para uma plateia;
d) Tem adequada
compreensão dos recursos de design e efeitos especiais possíveis de serem
utilizados no palco;
e) Demonstra
capacidade e interesse em discutir sobre drama com outras pessoas;
f) Capacidade e “visão” para transpor um texto do papel para o palco;
g) Demonstra
capacidades expressivas no uso da voz e tonicidade;
h) Capacidade de
inventar e sustentar um papel;
i) Gosta de dramatizações improvisadas, música ou dança dramática;
j) Possui amplos conhecimentos sobre drama e teatro;
k) Sensível ao uso da
linguagem durante a encenação.
E Como Auxiliar na Realização do
Trabalho Pedagógico?
Taxonomia de Bloom
A Taxonomia de Bloom faz uso de habilidades de aprendizado de ordem
superior. Quando estudamos, podemos desenvolver algumas estratégias de modo
intuitivo, tais como sublinhar um trecho importante, parafrasear uma ideia.
Esses são recursos de aprendizado. A Taxonomia de Bloom oferece a possibilidade
de estimular o uso de recursos avançados, capazes de auxiliar os alunos dotados
e talentosos em seu desenvolvimento. Essas habilidades são estimuladas por meio
dos seguintes tópicos:
a)
Lembrar;
b)
Analisar;
c)
Compreender;
d)
Aplicar;
e)
Avaliar;
f)
Criar.
Bibliografia
Brasil. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Especial. Marcos Político-Legais da Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva / Secretaria de Educação Especial. –
Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010. 72 p.
GUENTHER, Zenita
Cunha. Crianças dotatas e
talentosas...não as deixem esperar mais! Rio de Janeiro:
LTC, 2012.
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