Justificativa:
No
momento atual, muitas queixas elaboradas ao psicopedagogo estão relacionadas a
questões envolvendo a convivência no espaço escolar. Muitos conflitos
intrapessoais se manifestam na escola, o que pode oportunizar iniciativas
psicopedagógicas que promovam a reflexão nesse espaço, favorecendo a
humanização de todos os envolvidos no cotidiano da instituição. Em postagem futura, apresentarei observações
relacionadas à discussão do texto e ensaio com os alunos. Estamos dando os
primeiros passos no estudo das possibilidades de aplicação do teatro como
ferramenta psicopedagógica e estamos conscientes de que este se trata de um trabalho
com limitações, como ocorre com todo trabalho em fase inicial. Acreditamos que
o tema poderá favorecer o trabalho com diversos assuntos relacionados à
infância e à adolescência posteriormente.
Peça de Teatro
Título: “Atitudes
que Fazem a Diferença”.
Personagens: Florista,
Andreia, Paula, Pedro, João, André, Professor, Professora, alunos.
Cena 1
Florista (com
o regador) – Sabe o que estou fazendo? Regando uma amendoeira. A amendoeira é
uma planta interessante. No inverno, as suas folhas e flores secam e caem. Mas
ela renasce e logo volta a florir e a produzir, quando as demais flores ainda não
dão qualquer sinal de vida.
(Vai
saindo de cena)
Cena 2
(composta
de professora e alguns alunos)
Professora:
Agora, vocês podem passar para a atividade no final unidade 1.
Paula: Ana, você me empresta
o lápis de cor vermelha?
João: Eu empresto para
você. Toma.
Paula: Quem foi que falou
com você?
João: Eu só queria
ajudar.
Paula: Cala a boca.
(Todos
saem de cena)
Cena 3
Pedro: No final de semana
nós vamos jogar contra um time do meu bairro. Nós precisamos de mais um
jogador. Alguém se interessa?
João: Eu quero.
Pedro: Você, não. Não
quero nenhum “perna de pau” no meu time.
(Pedro
ri e, em seguida, alguns colegas da sala riem também)
André: Eu posso jogar no
seu time, João?
Pedro: Pode. Se precisar
de carona, eu passo em sua casa. É caminho mesmo.
André: Não quero
atrapalhar.
Pedro: Não vai atrapalhar
nada.
(Todos
saem da sala, ficando apenas João)
André: Então tá combinado.
(Os
demais saem, ficando apenas João em cena)
João: (Falando em
monólogo): Eu queria apenas que eles me aceitassem. Por mais que eu me esforce,
eles só me maltratam. Não sei o quanto ainda vou aguentar.
(Senta,
cobre a cabeça com as mãos, debruçando sobre os joelhos)
Cena 4
(Ocorre
o diálogo entre duas jovens)
Andreia: Como
vai?
Paula: Bem.
Quer dizer, não muito bem. Acho que não me sinto muito disposta para ir à
escola hoje.
Andreia: O
que aconteceu.
Paula: As
coisas não estão muito bem lá em casa. O meu pai perdeu o emprego. A minha mãe
está com problemas de saúde. É muito conflito para a minha cabeça. Acho que não
vou aguentar.
Andreia: Você
parece mesmo desanimada. Onde está aquela amiga cheia de sonhos, que pensava em
ser veterinária?
Paula: Do
jeito que as coisas vão, já nem sei mais.
Andreia: Amiga,
você não pode pensar desse jeito. Quando a gente perde a esperança, é difícil
encontrar motivação para prosseguir. Você percebeu quantas amigas nossas estão
assim como você? Eu estava fazendo
uma pesquisa sobre ao assunto. Então, vou falar o que aprendi. Você está com um
problema, todos na vida temos problemas de vez em quando. Então, vou ler para
você alguns princípios que encontrei em minha pesquisa:
(Lendo)
1º princípio:
aceitação. Isso significa que temos que reconhecer o problema. Negar o problema
não o fará desaparecer.
2º princípio:
abandone atitudes ineficazes. Todos nós temos nossos desafios. Não vai melhorar
nada fazer os outros sofrerem porque estamos sofrendo.
3º princípio:
recursos internos. É a nossa capacidade de passar pela situação sem nos
desesperarmos. Você diz para si mesma que é capaz de suportar. Diz que vale
apena lutar pelos seus sonhos. Diz que a vida, apesar dos problemas, vale a
pena ser vivida.
4º princípio: recursos
externos. Conte com as pessoas que você conhece, com seus familiares e amigos.
E, se precisar de orientações, procure os profissionais que poderão ouvi-la e
orientá-la.
5º princípio: persistência.
Continue em frente, mesmo quando sente que isso é difícil.
6º princípio:
pense em seus objetivos e o quanto será bom alcançar os seus sonhos.
Então,
vamos à escola?
Paula: Sim. Acho que estou
me sentindo melhor agora.
(Saem
de cena).
Cena 5
(As
duas amigas tornam a entrar em cena, chegando à escola, onde estão o professor
e alguns alunos).
Professor: (...)
Dizem que era um cavalo de idade avançada, e que caiu em uma vala profunda. Em
vez de tirá-lo dela, o dono achou que não compensaria o custo. Chamou alguns
conhecidos, que começaram a jogar terra sobre o cavalo, que a princípio
relinchou, como querendo pedir socorro. Depois de um tempo, vendo que deveria
fazer algo, porque ficar parado não iria ajudá-lo em nada, o cavalo levantou. A
cada pá de terra que jogavam para dentro da cova, ele sacudia a que caia sobre
suas costas. Aos poucos, a terra acumulada e pisada pelo animal foi formando
algo parecido com degraus. Ao se dar conta da possibilidade, o animal
rapidamente saiu da cova, trotando em direção a sua liberdade. Assim é a
vida. Cada desafio que encontramos pode
servir como a pá que sepulta nossos sonhos, ou como os degraus que nos levam em
direção aos nossos objetivos. Depende de como reagimos aos desafios.
(saem
de cena)
Cena 6
Andreia:
Então, o que você achou da aula hoje?
Paula: Achei que a escola
tem uma importância em nossas vidas, maior do que eu imaginava. Para alcançar
nossos sonhos precisamos aprender não apenas os conhecimentos, mas também as
atitudes corretas diante da vida.
Andreia:
Como não desanimar diante dos desafios.
Paula: Claro, lutar pelos
nossos sonhos, apesar dos obstáculos que surgirem. Respeitar as outras pessoas,
tentando nos colocar no lugar delas, para compreender que elas também podem
estar sofrendo.
Andreia: Tchau
amiga. Até a aula de amanhã.
Paula: Tchau e obrigada.
Cena 7
Florista:
(Regando) A vida pode até não ser perfeita, ou como nós gostaríamos que fosse.
Mas se você persistir diante dos desafios. E se você continuar regando seus
sonhos, mesmo naquelas horas que se parecem com os invernos da vida, com
certeza seus sonhos irão florir, assim como a amendoeira.
Fim
Observação: Para
a elaboração da cena 5, nos inspiramos em uma história disponível em: http://www.vozesdapaz.com.br/mensagens/2017/03/a-historia-do-cavalo/
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