Para
a investigação da presença de AH/SD, conforme terminologia oficial no Brasil,
seguimos, no presente caso, as características mais comuns presentes no
comportamento desses indivíduos, conforme apontadas por Cupertino (2008):
-
Capacidade para compreender pontos de vista de outras pessoas;
-
Facilidade para interagir com outras crianças e adultos;
-
Grande interesse por livros e outras fontes de conhecimento;
-
Senso de humor;
-
Habilidades de pensamento criativo;
- Atitude
não conformista;
-
Elaboração de respostas inteligentes e incomuns para sua idade;
-
Autoconfiança na interação com os demais;
-
Responsabilidade com os seus compromissos;
-
Empatia com outras pessoas;
-
Tendência a questionar regras e procedimentos.
-
Autonomia, compromisso e nível elevado de energia em relação aos assuntos de
seu interesse;
-
Autonomia e pouca dependência dos adultos para aprender;
-
Motivação intrínseca, com pouca necessidade de motivação externa para se
envolver em atividades de seu interesse.
Primeiro exemplo de identificação de
AH/SD em Crianças das Séries Iniciais:
F.
tem 7 anos e foi encaminhado para a avaliação, com hipótese de apresentar
AH/SD. Ao longo da entrevista com responsáveis, foram obtidas as seguintes
informações. Na ocasião em que a gravidez ocorreu, o genitor tinha 44 anos de
idade e a genitora 35. A criança é o único filho do casal. A descoberta da
gravidez foi acompanhada de grande alegria pelos genitores e por suas famílias.
Porém, especificamente em relação à responsável, os primeiros momentos foram
caracterizados por sentir “medo”. A criança nasceu após ter decorrido sete
meses do período gestacional, sendo a prematuridade natal ocasionada por um
susto sofrido pela genitora, que apresentou pressão arterial elevada na ocasião
do parto. A criança nasceu pesando 1.600 gramas e ficou internada por 20 dias
para ganhar peso. Falou aos nove meses e andou com 14 meses.
Começou
a fazer os primeiros rabiscos aos dois anos de idade. Está tendo bons
resultados em relação aos seus progressos no aprendizado. O aprendizado da
escrita gerou ainda mais interesse pela leitura de livros de dinossauros e
outros assuntos de seu interesse. É descrito pela genitora como sendo uma
criança focada e que não gosta de ser atrapalhada quando está realizando
estudos. Inclusive, implica com os colegas da classe se os eles fazem bagunça
ou se envolvem em situações de desorganização, quando, por causa disso, a
professora tem que chamar atenção da turma. Desde a época do parquinho
apresenta comportamento diferenciado em relação à sua capacidade de se
concentrar e envolver-se com assuntos de seu interesse. Apresenta independência
para a realização de questões do dia a dia.
É
uma criança tranquila, gosta de brincar, tem interesse por dinossauros,
matemática, futebol, arte, computador e coisas relacionadas a robôs. Sobre
as competências artísticas demonstradas pelo educando, os responsáveis relataram
que há várias pessoas na família que apresentam habilidades para desenhar. Outras características apresentadas pela
criança são as seguintes:
Gosta
do espaço escolar. É “taxativo”, ou muito responsável diante de seus
compromissos. Não gosta de filmes ou jogos relacionados à violência. Impressiona-se
quando pessoas usam tom de voz alto, mesmo que não seja em relação a ele. Sensibiliza-se
ao perceber pessoas ou animais serem mal tratados, mesmo que em situações
fictícias. Apresenta empatia com situações envolvendo seus colegas. Numa dessas
ocasiões, quando a turma recebeu um novo colega com deficiência, fechou os olhos
em uma das situações escolares, para experimentar como se sente alguém privado
do sentido da visão.
Em
relação aos aspectos relacionados às AH/SD verificados na anamnese com os pais,
foi utilizado o modelo de entrevista com checklist. De acordo com as
informações levantadas na ocasião, foi possível perceber a presença de vários
indicadores de AH/SD.
-
Capacidade para compreender pontos de vista de outras pessoas;
-
Facilidade para interagir com outras crianças e adultos;
-
Grande interesse por livros e outras fontes de conhecimento;
-
Autonomia, compromisso e nível elevado de energia em relação aos assuntos de
seu interesse;
-
Senso de humor;
-
Habilidades de pensamento criativo;
-
Atitude não conformista;
-
Elaboração de respostas inteligentes e incomuns para sua idade;
-
Autonomia e pouca dependência dos adultos para aprender;
-
Motivação intrínseca, com pouca necessidade de motivação externa para se
envolver em atividades de seu interesse;
-
Autoconfiança na interação com os demais;
-
Responsabilidade com os seus compromissos;
-
Empatia com outras pessoas;
-
Tendência a questionar regras e procedimentos.
Segundo Exemplo de Identificação de
AH/SD nas Séries Iniciais:
N. tem
8 anos e 4 meses e atualmente está cursando o segundo ano escolar. Foi
encaminhado para avaliação psicopedagógica com a hipótese de apresentar
características de AH/SD. Primeiramente, foi realizada a entrevista com os
responsáveis. Nesse momento, foram referidos as seguintes informações. N. é filho único. Quando a genitora
engravidou, os genitores não eram casados, mas estavam em relacionamento
estável. A gravidez foi tranquila. N. nasceu de nove meses, pesando 3.125 gr.
Foi amamentado até os dois anos de idade. Os marcos do desenvolvimento
neuropsicomotor foram alcançados em idade precoce. A entrevistada afirmou que,
na pré-escola, N. movimentava-se bastante, comunicava-se mais frequentemente e
“gostava de chamar a atenção dos colegas”.
Sobre
os aspectos de seu desenvolvimento cognitivo, a genitora o definiu como sendo
“mais rápido”, em relação ao que é esperado para sua idade e a seus pares. Sempre
foi muito incentivado pelas leituras que a genitora realizava para ele e, a
partir dos seis anos de idade, também para a área da música, pois o padrasto
toca vários instrumentos musicais.
O
desenvolvimento traz algumas preocupações à genitora, pois esta expressou ter
“medo” de “soltá-lo”, afirmando que “se soltar demais, ninguém segura”,
evidenciando que a criança demonstra grande iniciativa e pouca necessidade de
motivação externa para desenvolver coisas de seu interesse.
Atualmente,
N. identifica-se com assuntos relacionados à ciência e, recentemente, alcançou
o terceiro lugar em um concurso de ciências promovido por empresa desta cidade.
Na ocasião em que recebia atendimento de outros serviços, a especialista
apresentou à genitora a hipótese de que N. fosse superdotado. Atualmente, em
sala de aula, conclui suas atividades com rapidez. Ao terminá-las, usa o tempo
livre para ler um livro que mantém com esse objetivo.
Por
meio da aplicação de checklists para a verificação das AH/SD (altas
habilidades/superdotação), pode ser observada a presença de interesse para
coisas relacionadas à tecnologia, criatividade para a criação de músicas e
histórias e vocabulário avançado para a sua idade.
Também
foi possível perceber a presença de boa capacidade para interagir com crianças
de diferentes idades, envolvimento com diversas fontes de conhecimento (livros,
pesquisas no computador), presença de senso de humor, curiosidade em saber como
as coisas funcionam, iniciativa, compromisso com a tarefa, autoconfiança,
interesse por atividades de leitura e pintura e boa capacidade de comunicação.
Conclusão
Após
terem sido realizadas a entrevista com responsáveis e observação direta dos
educandos, concluiu-se que os mesmos apresentavam vários indicadores que
justificariam o atendimento das crianças, de acordo com o critério “Altas
Habilidades/Superdotação”. Assim, após a avaliação, sugeriu-se à escola que os
educandos fossem encaminhados à Sala de Recursos Multifuncionais.
Outro
aspecto importante no atendimento dos responsáveis foi a verificação da
presença de questões de natureza afetiva, presentes na fala das genitoras, as quais demandariam a necessidade de especial atenção por parte da equipe escolar, para favorecer o desenvolvimento das crianças.
Consulta
CUPERTINO, Christina Menna Barreto. Um olhar
para as altas habilidades: construindo caminhos. São Paulo : FDE, 2008.
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