Palestra Para Os Pais
“Minha receita de felicidade
é construir uma família bem alicerçada no amor, na verdade e na sinceridade.
Não há terremoto que derrube a muralha do amor de uma família com esses
alicerces. O resto é resto” (Barros, 2002, p. 50).
Como o nome diz, os valores
dizem respeito àquelas atitudes que valorizamos e que, portanto, desejamos
estabelecer como base de nossa convivência.
Valores
Necessários ao bom Relacionamento Familiar:
Como
anda o diálogo na família?
Dialogar é um exemplo de atitude
que ajuda as crianças a desenvolver bons valores de convivência.
Em
relações equilibradas, existe respeito
“O respeito é a parede que
separa o direito dos deveres” (Barros, 2002, p. 50).
Assim, ajude a criança a
compreender a importância do respeito para os relacionamentos. Crianças muito
novas podem não compreender a reciprocidade das relações humanas. Um bom modelo
de relacionamento e disposição para dialogar pode ajudar a criança a
compreender a importância do respeito, seus direitos e deveres.
Transmitir
alegria é transmitir segurança
Você não precisa dizer que
está feliz ao lado de uma criança. Alguns estudos mostram que a linguagem
corporal, que transmitimos inconscientemente, durante os relacionamentos
sociais, representa uma parte significativa de nossa comunicação. Portanto, que
tal reservar um momento para que você e seu (sua) filho (a) realizem uma
atividade prazerosa juntos?
Promover
a paz é transmitir segurança
Não permita que a violência
entre em sua casa. Todo tipo de violência, seja verbal ou física, distancia as
pessoas. A aproximação, ou o fortalecimento de vínculos, depende da habilidade
para conversar e da disposição para orientar em relação ao que se espera que as
crianças façam.
Fortalecer
os laços afetivos
Tenho observado que
ansiedades intensas podem ser sintoma da falta de diálogo entre pais e filhos.
Então, por que deixar as coisas chegarem a esse ponto, quando um pouco de atenção
e diálogo poderia evitar que isso acontecesse?
Amor:
o ingrediente indispensável ao desenvolvimento da criança
Quando a criança se sente
amada, encontra condições favoráveis ao desenvolvimento de sua inteligência,
pois:
“Quanto mais a criança é
estimulada com afeto, nos primeiros anos de vida, maior a sua capacidade de
aprendizado e de desenvolver a inteligência” (Lobo, 1997, p. 558).
Evidência
científica sobre a influência da afetividade no desenvolvimento cognitivo
Lobo (1997, p. 573) aponta
evidências de que o “carinho físico” e condições ambientais favoráveis são
capazes de favorecer o aumento da inteligência. Nesse sentido, oferece um
exemplo. Uma criança que tinha mãe e avó com uma medida de QI (Quociente de
Inteligência) de 40, ao receber os estímulos necessários, apresentou, na vida
adulta, uma medida de 120 nesse teste.
Dessa experiência, se pode
concluir que a potencialidade humana não se desenvolve em condições
desfavoráveis da mesma maneira que se desenvolveria em um ambiente que
transmite afeto, segurança, limites e estímulos variados. Portanto, podemos
concluir que as condições familiares podem trazer grandes contribuições ao
desenvolvimento e à aprendizagem das crianças.
Quanto mais a família e a
escola se unirem com o objetivo de promover as condições necessárias ao
desenvolvimento da criança, melhores serão os resultados alcançados. O que
fizermos no presente, trará consequências para a vida toda.
Então, o desafio está
lançado. Vamos trabalhar juntos?
Bibliografia
BARROS, Gilberto. Você
já abraçou seu filho hoje? São Paulo: Editora Gente, 2002.
LOBO, Luiz. Escola
de pais: para que seu filho cresça feliz. Rio de Janeiro: Lacerda Editores,
1997.
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