Ações psicopedagógicas
poderão contribuir no sentido de prevenir dificuldades futuras no
desenvolvimento, assim como o faz ao propor estratégias em relação às
dificuldades já instaladas. Caso não seja possível impedir a instalação de
dificuldades, poderá ser de grande ajuda por reconhecer os entraves logo de início,
auxiliando para que sejam minimizados. Após pesquisar algumas expectativas do
desenvolvimento que são alcançadas por volta dos cinco anos de idade, elaborei
esse caso hipotético para apresentar a um grupo de colegas, discutindo as
possibilidades de atuação do psicopedagogo na instituição, junto a essa faixa
etária. Estou compartilhando para que, havendo interesse pela aplicação do
mesmo, possa ser usado com vistas a ofertar a atenção necessária ao público infantil.
RELATÓRI O DE
OBSERVAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
1.
Identificação
Nome:
XXXXXXXXXXXXXXXXXX
D.N:
XXXXXXXXXXXXXXXXXX
Idade:
5
anos
2.
Queixa Apresentada: dificuldade de comunicação e interação
com o grupo, necessidade de intervenção para a realização das propostas,
dificuldades de concentração e compreensão das comandas.
COMO
OBSERVAMOS?
Com
Atividades Desenvolvidas por Meio de Jogos e Brincadeiras.
O
QUE OBSERVAMOS?
Os
diferentes domínios do desenvolvimento, conforme alistados a seguir:
Domínios
do Desenvolvimento: linguagem (compreensão, expressão e
articulação), afetividade (socialização), motricidade (coordenação motora
ampla, coordenação motora fina), memória, equilíbrio (estático e dinâmico),
noções temporais, espaciais, ordem, tamanho, posição e compreensão das
comandas.
Descrição
dos Domínios/Atividades Realizados
A)
Domínio: Comunicação
Atividade:
Aprendendo a Identificar-se
Dinâmica em que cada um
dos participantes diz o nome, a idade e, em seguida, passam o urso de pelúcia
para o participante ao lado, para que façam o mesmo.
Questões
observadas: A criança consegue dizer o próprio nome?
Que atitudes demonstra ao interagir com o grupo (inibição, espontaneidade,
dificuldade de pronúncia, autoconfiança, etc)?
B)
Domínio: Desenvolvimento Motor
Atividade
1: Fazer uma pulseira utilizando barbante e macarrão
Questões
observadas: a criança mantém o nível de desempenho
de acordo com a média de sua idade? Atrapalha-se ou tem sucesso ao realizar a
tarefa?
Atividade
2: O Educador Demonstra e a Criança Imita
A criança é capaz de abrir
e fechar as mãos simultaneamente (ao mesmo tempo)? Consegue abrir uma das mãos
ao mesmo tempo em que fecha a outra? Consegue, mantendo as mãos esticadas na
horizontal, separar e unir os dedos sem movimentar o braço? É capaz de
equilibrar-se sobre um dos pés? Corre, perseguindo em zigue-zague, sem perder o
equilíbrio (de acordo com as possibilidades de seu momento evolutivo)? Salta
sobre um barbante estendido a aproximadamente 15 centímetros do chão? Consegue
realizar dois movimentos simultaneamente (usando uma pipa, é capaz de
desenrolar a linha e correr, ao mesmo tempo)?
C)
Domínio: Desenvolvimento Perceptivo
Atividade:
Brincadeira com Quebra-cabeças (4 peças), Mapas, etc.
Questões
observadas: a criança consegue realizar a atividade
relacionando as partes ao todo? Demonstra ter recebido estimulação
anteriormente, em tarefas desse tipo? Consegue melhorar seu desempenho
observando o modo como os colegas o fazem? Ao selecionar as peças que usará,
consegue orientar-se por pistas, como a cor da figura, ou outra?
D)
Domínio: Conhecimento de mundo
Atividade:
Espontânea
Questões
observadas: durante as participações da criança em
momentos pedagógicos ou lúdicos, quais são os assuntos que lhe interessam? De
que ela fala, espontaneamente? Consegue dar um exemplo, quando solicitada,
envolvendo animais, roupas, automóveis, etc? Conhece os dias da semana? Sabe
dizer sua idade, nome de seus pais, quantos irmãos tem? Conhece algumas cores?
E)
Domínio: Autonomia/Dependência
Atividade:
Desenvolvidas na escola ou no lar
Questões
observadas: Como reage quando encontra dificuldade:
fica desanimada e tenta mudar de atividade? Persevera? Fica ansiosa? Pede
ajuda?
F)
Domínio: Afetividade
Atividade:
Em grupo
Questões
observadas: Relaciona-se bem com seus pares? Tem
comportamento isolado? Demonstra atitudes que evidenciam tensão? Como reage
diante da frustração?
Observações:
Depois de observar o
desempenho da criança em todos esses domínios, os educadores poderão se
questionar: Em vista dos aspectos observados, em que área a criança demonstrou
necessitar de maior estimulação ao seu desenvolvimento? A resposta a essa
pergunta precisa estar clara, pois é importante para providenciar os recursos
necessários ao desenvolvimento da criança.
Sugestões
relacionadas à queixa:
Em
relação às dificuldades de comunicação: inserir em
brincadeiras em que cada participante tem a oportunidade de falar para o grupo.
Em
relação à necessidade de intervenção para a realização das propostas: encorajar
cada demonstração de autonomia da criança, ainda que pequena, para encorajar
essa atitude.
Em
relação às dificuldades de concentração: o
desenvolvimento da atenção pode ser favorecido pela oferta de jogos,
brincadeiras, dinâmicas em que a criança precisa manter o foco na atividade
realizada, esperar sua vez, ouvir o colega enquanto fala, etc.
Em
relação às dificuldades de compreensão das comandas: certifique-se
que a criança compreendeu adequadamente a explicação, ou se, mesmo após tê-la
compreendido, não as realiza por estar demonstrando comportamento inibido
(falta de autoconfiança em suas possibilidades). Caso se trate de dificuldade
de compreender, opte por estratégias como explicações objetivas, pedir à
criança que fale se entendeu o que é para ser feito ou ofereça auxílio até que
ela demonstre confiança para fazê-la por si.
Outras
sugestões para a escola e professores
- Graduar as atividades
propostas em nível de complexidade, de modo a atender as necessidades de cada
indivíduo do grupo.
- Planejar situações
lúdicas que contribuam para a estimulação da criança e para compensar os
déficits nos casos específicos observados. Ter em mente que cada criança possui
seu próprio ritmo de desenvolvimento, características e necessidades.
- Identificar outros
recursos existentes na comunidade, que possam auxiliar no processo de
estimulação da criança.
- Fortalecer a parceria
com as famílias, sugerindo outras ações que colaborem com os objetivos
escolares.
Encaminhamentos
(quando
necessários)
- fonoaudiologia;
- psicologia;
Etc.
Explicação:
Na realização das tarefas, é importante compreender que cada criança tem seu
ritmo próprio de desenvolvimento. Para algumas, será necessário oferecer mais
autonomia, enquanto que para outras será importante oferecer maior apoio. Toda
criança (ou adulto) apresenta um nível
de desenvolvimento real (o que já consolidou, sendo capaz de fazer sem
ajuda), um nível de desenvolvimento potencial (o que é
capaz de realizar quando recebe ajuda). Portanto, cada vez que o educador
oferece mediação (auxílio), amplia a zona de desenvolvimento real da criança,
ou seja, aumenta a sua capacidade de resolução de tarefas mais complexas, de
modo autônomo.
Gostaria de trocar mais informações sobre atendimento psicopedagógico na Ed. Infantil; você tem Face? E-mail?
ResponderExcluirAguardo
Edson Damião Psicopedagogo e Arteterapeuta de crianças
O meu e-mail é pfabioalexandre@yahoo.com.br
ResponderExcluir